Gravação inédita do Talking Heads em 1976 no CBGB surge na internet; ouça

Banda de David Byrne abriu show para o Television e apresentou faixa instrumental

Rolling Stone EUA Publicado em 28/12/2013, às 14h55 - Atualizado às 15h00

20 - 2002 - Talking Heads fazem as pazes por uma noite:

Depois de “mais ou menos 18 anos” sem se reunirem para uma apresentação (de acordo com Chris Frantz), o quarteto fez um set memorável.
ED BETZ/AP

Ao abrir show no famoso CBGB em 1976 para o Television, o Talking Heads tocou uma faixa instrumental que por muitos anos se perdeu na história até recentemente. Nesta semana, o site de fãs Talking-Heads.net disponibilizou o conteúdo que o grupo, na época um trio, gravou no dia 30 de julho daquele ano. Um registro no site setlist.fm indica que o “Theme” foi tocado entre as canções “New Feeling” e “Tentative Decisions”, ambas do disco de estreia da banda.

A gravação inicia com o anúncio do frontman David Byrne: “Esta é instrumental”. Vozes da plateia questionam qual o nome da música, e ele responde: “Nós chamamos ‘Theme’, mas até então só mantivemos isto para nós mesmos”. A abertura é feita com solos de guitarra que se alternam entre o feliz e o triste antes de uma coleção de acordes grandiosos.

Não está claro quantas foram as vezes que o grupo tocou a música, mas a faixa instrumental também aparece em outros registros do setlist.fm. Um ano depois do show, a banda fez sua primeira apresentação própria, no mesmo CBGB, e gravou o primeiro disco, Talking Heads: 77.