Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Gravação inédita dos Beatles em clube de strip na Alemanha será vendida em leilão

As apresentações foram feitas apenas quatro meses após Ringo Starr ter sido convidado a se juntar ao grupo, e dois meses depois do lançamento do primeiro single do quarteto, “Love Me Do”

Redação Publicado em 17/02/2015, às 11h11 - Atualizado às 12h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Beatles - AP
Beatles - AP

Gravações raras dos Beatles tocando em um clube de strip em Hamburgo, na Alemanha, em dezembro de 1961, serão leiloadas a partir do dia 27 de fevereiro. A casa de leilões Ted Owen & Co. vai oferecer a cópia original dos concertos no Star Club, realizados entre o Natal e o Réveillon daquele ano. O preço inicial da fita é de US$ 150 mil, segundo o jornal The Guardian, mas espera-se arrecadar um valor muito superior.

Grammy 2015: Paul McCartney, Rihanna e Kanye West levam parceria inusitada ao palco da premiação.

A gravação foi feita apenas quatro meses após Ringo Starr ter sido convidado a se juntar ao grupo, e dois meses depois do lançamento do primeiro single do quarteto, “Love Me Do”. A gravação original esteve sob a posse de muitas pessoas ao logo dos últimos anos – o que inclui duas tentativas frustradas de aquisição por parte do empresário dos Beatles, Brian Epstein, e Yoko Ono – até, recentemente, cair nas mãos de Larry Grossberg, ex-empresário de Andy Warhol e Muhammad Ali.

Lady Gaga anuncia parceria com Paul McCartney.

É Grossberg quem está colocando a gravação em leilão. Ele afirmou ao Guardian: “Tenho 74 anos, é hora de vender. Não quero que minha família tenha o fardo de revirar minhas coisas e liquidar tudo o que guardo”.

Galeria: as grandes parcerias de Paul McCartney no além-Lennon.

De aproximadamente três dúzias de músicas que a banda apresentou, apenas duas delas - "I Saw Her Standing There" e "Ask Me Why" – foram escritas por John Lennon e Paul McCartney. O resto eram covers que logo se tornariam famosas na voz do quarteto de Liverpool, como "Roll Over Beethoven", de Chuck Berry, e “Twist and Shout”. O leilão também incluirá o rolo completo das gravações do Star Club, incluindo as brincadeiras e conversas entre os integrantes da banda que não fazem parte do álbum ao vivo dos Beatles.