Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Notícias / BIOLOGIA

Gravações de Will Smith pela Amazônia levaram à descoberta de nova espécie de anaconda

O ator esteve na Amazônia equatoriana em 2022 para gravar uma série que fez com que fosse descoberta uma divisão na espécie de anaconda-verde em duas

Will Smith (Foto: Frazer Harrison/Getty Images) e anaconda-verde (Julian Gunther/Getty Images)
Will Smith (Foto: Frazer Harrison/Getty Images) e anaconda-verde (Julian Gunther/Getty Images)

Uma expedição à Amazônia equatoriana com Will Smithpossibilitou a descoberta de uma nova espécie de anaconda por pesquisadores. O ator estava no local para gravar uma série. O professor Brandon Fry, da Universidade de Queensland, contou que trabalha há 20 anos para descobrir as diferenças genéticas entre as diferentes espécies de anaconda-verde.

Will Smith estava na expedição gravando série para o National Geographic e, por isso, acompanhava os pesquisadores na aventura. A descoberta foi feita em 2022 e contou com a colaboração do líder Waorani Penti Baihua. A viagem possibilitou aos cientistas a análise das serpentes em diferentes áreas.

+++LEIA MAIS: Will Smith confirma retorno em sequência de Eu Sou a Lenda

Segundo a pesquisa, publicada na revista científica Diversity, as anacondas podem ser divididas em anaconda-verde-do-sul (Eunectes murinus) e anaconda-verde-do-norte (E. akayima). A primeira pode ser encontrada na Bolívia, Brasil, Peru e Guiana Francesa. Já a segunda é vista na Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Trindade e Tobago e Venezuela.

As pesquisas de Fry mostraram que a divisão entre as espécies aconteceu há 10 milhões de anos. "As duas espécies de anaconda verde parecem quase idênticas, e não há nenhuma barreira geográfica óbvia que as separe. Mas seu nível de divergência genética - 5,5% - é impressionante. Em comparação, a diferença genética entre humanos e macacos é de cerca de 2%," explicou o professor ao The Conversation.

+++LEIA MAIS: Jada Pinkett afirma que ficará com Will Smith: 'Juntos para sempre'