Gravadora do The xx acusa propaganda de marca de óculos de plágio

Young Turks reclamou no Twitter que o vídeo promocional da Hugo Boss tem trilha sonora semelhante à faixa “Intro”

Rolling Stone EUA Publicado em 06/10/2014, às 18h55 - Atualizado às 19h07

The xx

Ver Galeria
(3 imagens)

Em seu disco de estreia, de 2009, o The xx surgiu com um estilo minimalista, construído com base em texturas de sintetizadores e guitarras com efeitos diversos. Críticos ficaram encantados pela sonoridade, como, também, anunciantes. De acordo com o Pitchfork, a propaganda da companhia de moda Hugo Boss possui trilha sonora similar à faixa “Intro”, do The xx.

Lembre como foi a edição de 2013 do Popload Festival, com The xx e Yuck.

Na última sexta, 3, a gravadora da banda, a Young Turks, causou rebuliço no Twitter. “Para uma firma com histórico baseado no design original, não é bizarro que eles pagariam por uma cópia tão mal disfarçada?”, escreveu a gravadora na rede social, que ainda retuitou respostas concordando com a acusação de plágio.

“São os melhores lugares onde já tocamos”, elogia Jamie Smith depois de turnê do The xx pela América do Sul.

“Não estão nem tentando disfarçar”, diz um dos comentários. “Mesmo tom, batida, proporção, melodia... uou”. “Se a Hugo Boss pode copiar o The xx, podemos comprar cópias dos óculos escuros deles?”. No começo da semana, quando um usuário tuitou um link para a propaganda da marca, a gravadora Young Turks respondeu descrevendo a campanha como “muito rude”.

A Hugo Boss não respondeu às tentativas de contato feitas pela Rolling Stone EUA. Abaixo, compare o vídeo da propaganda com “Intro”, do The xx.