Gravadora que rejeitou os Beatles em 1962 leiloa fita da audição por US$ 90 mil

A Decca Records rejeitou o quarteto e pouco tempo depois eles se tornaram uma das bandas mais amadas da história

Redação Publicado em 06/12/2019, às 12h44

None
Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)

No ano novo de 1962, os Beatles tocaram 15 músicas na sede britânica da Decca Records. O icônico quarteto - que viraria icônico só depois - acreditou que a audição lhes daria um contrato de gravação. Mas isso não aconteceu. 

Existe o rumor de que a Decca Records rejeitou os Beatles ou que os Beatles rejeitaram uma oferta da Decca de lançar os discos, caso a banda pagasse por eles. Seja qual for a história real, o empresário dos Beatles, Brian Epstein, manteve uma cópia da gravação. 

O grupo, é claro, foi contratado pouco tempo depois e se tornou uma das bandas mais amadas da história. O primeiro grande sucesso foi com a EMI Records em 1963. 

+++ LEIA MAIS: Beatles: Como foi o último encontro entre George Harrison e Paul McCartney?

Agora, algumas décadas depois, a Sotheby's London leiloará online a fita da audição da Decca e a estimativa é que ela seja vendida por volta de US $ 65.000 a US $ 90.000. 

A demo inclui as músicas "Money", "The Sheik of the Araby", "September in the Rain", "Three Cool Cats" e "Like Dreamers Do", segundo a Sotheby. A primeira faixa apareceu anos depois no álbum With The Beatles, de 1963. Ao longo das sete faixas presentes na audição, Paul McCartney lidera os vocais, e nas outras quatro, John Lennon e George Harrison lideram juntos. 

Segundo a Sotheby's, a Decca Records não levou a banda a sério. "As bandas de guitarra estão esgotadas", disse a gravadora, no trecho citado na autobiografia de Brian Epstein, "A Cellarful of Noise".

+++ LEIA MAIS: Por que John Lennon não se preocupou com a saída de George Harrison dos Beatles?

Além da demo, o leilão inclui o óculos de sol de John Lennon que deve ser vendida por US $ 8.000 a US $ 10.000. A peça possui alguns arranhões nas lentes e falta um parafuso. 

Outras recordações da banda que também serão leiloadas é o violão semi-acústico de 1959 de Harrison e algumas roupas que cada um dos integrantes dos Beatles usava. 

O leilão acontece no dia 6 a 10 de dezembro. 

+++ TRÊS DICAS PARA NÃO SER UM 'SACO DE VACILO', POR HOT E OREIA