Pulse

Em vídeo de 1990, Green Day adolescente toca faixas de futuros discos em escola

Trio apresenta “Who Wrote Holden Caulfield?”, “1000 Hours” e “Paper Lanterns” antes da entrada do baterista Tré Cool

Redação Publicado em 26/04/2015, às 11h12

Billie Joe Armstrong em vídeo raro do Green Day tocando em escola na Califórnia, em 1990

Ver Galeria
(5 imagens)

Recém-introduzido ao Hall da Fama do Rock and Roll, o Green Day teve um vídeo raro de 1990 divulgado no YouTube por um fã. As imagens mostram o trio californiano, antes da entrada definitiva do baterista Tré Cool, tocando diversas faixas que figuraram nos primeiros álbuns da banda.

Green Day figura na nossa lista de dez grandes shows da história do Grammy.

O registro foi gravado na escola Pinole Valley High School, na Califórnia, onde o vocalista e guitarrista Billie Joe Armstrong e o baixista Mike Dirnt estudavam. Os dois integrantes do Green Day - hoje aos 43 anos – tinham apenas 18 anos de idade na época (em 1990). Completava a formação o baterista Al Sobrante.

Além de uma jovem dupla de frente – com um boné na cabeça e um tênis tipo All Star surrado nos pés –, o vídeo mostra os outros estudantes do colégio, que aparecem ora indiferentes ora apenas prestando atenção, e às vezes até dançando conforme a música (poucos deveriam imaginar o quão grande o grupo se tornaria dentro de alguns anos).

Saiba como foi a cerimônia introdutória do Hall da Fama do Rock and Roll de 2015.

O setlist traz cerca de 18 canções, sendo que quase todas elas foram lançadas nos dois primeiros álbuns do Green Day, 39/Smooth, que saiu naquele mesmo ano, e Kerplunk (1992), que já conta com Tré Cool nas baquetas.

“Going To Pasalacqua” abre o repertório, seguida por “At The Library”, “409 In Your Coffee Maker” e “16”. Há ainda performances extremamente orgânicas de “Who Wrote Holden Caulfield?”, “1000 Hours”, “Paper Lanterns”, “At The Library” e “I Was There”, entre outras. Algumas músicas chegam a ser repetidas ao longo dos mais de 50 minutos.

Edição 79 – Entrevista RS: Billie Joe Armstrong.

Outra curiosidade na gravação é a presença do que parece ser a lendária guitarra de Armstrong, conhecida como blue. Em 1990, ela aparece praticamente limpa, sendo que ao longo dos anos ela foi sendo coberta por adesivos e colagens.

O vídeo completo já é conhecido por parte dos fãs do Green Day como um bootleg em VHS e chegou à internet em novembro de 2013, sendo divulgado no Brasil pelo blog Tenho Mais Discos Que Amigos.

Assista abaixo: