Green Day: Billie Joe acordou no final de setembro, e fez vídeo para provar

Apesar do conteúdo triste e emotivo de "Wake Me Up When September Ends," Billie Joe abraçou a piada de que precisava acordar

Redação Publicado em 01/10/2019, às 19h27

None
Billie Joe no clipe de "Wake Me Up When September Ends" (Foto: Reprodução / YouTube)

Quando o Green Day lançouAmerican Idiot, disco de 2004, provavelmente não imaginava que quase duas décadas depois uma de suas músicas ainda seria motivo para uma piada anual: “Wake Me Up When September Ends” e a famosa “alguém lembrou de acordar o Billie Joe?

Isso vem porque, no refrão, o vocalista canta diversas vezes: “me acorda quando setembro acabar.” E todos os anos, alguém sempre lembra disso - e faz piadas na internet. 

+++ LEIA MAIS: Green Day muda letra de American Idiot para atacar Donald Trump 

Nesta ano, porém, Billie Joe se antecipou. Sabendo que o meme viria, gravou um vídeo dele mesmo “acordando” no primeiro dia de outubro. Boceja, coça os olhos, brinca um pouco com o cachorro e avisa: “vou voltar pra cama.” Assista aqui.

Trágica verdade

Embora “Wake Me Up When September Ends” tenha virado piada, na verdade ela foi pensada como uma música (muito) triste. Parte do ópera-rock American Idiot (2004) do Green Day, é uma das partes da história de Jesus of Suburbia, um menino punk deprimido e desolado que não consegue se encaixar na sociedade, por mais que tente.

+++ LEIA MAIS: Green Day: Billie Joe queria "deixar todo mundo mal" com ataque de raiva durante show histórico no iHeartRadio

Na trama do disco, em “Wake Me Up,” o protagonista perde todo o resto de inocência que tinha depois de ter sido abandonado por sua família e o amor de sua vida. Jesus of Suburbia encontra-se afogado em mágoas e desilusões  - e percebe que não tem jeito, vai ter que se encaixar em um padrão que fugiu a vida toda. 

E na vida real, a história da canção é ainda pior: na letra, Billie Joe relata a dor que enfrentou ao perder seu pai aos 10 anos de idade (ele morreu de câncer). Isso foi em um mês de setembro, e o vocalista disse que queria estar dormindo para não ter que ver nada disso acontecer. Na música, lamenta como mesmo 20 anos depois, ainda sente a dor.