Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Green Day muda letra de American Idiot para atacar Donald Trump

No iHeartRadio Festival, Billie Joe Armstrong deixou claro que não apoia o slogan "Make America Great Again"

Redação Publicado em 23/09/2019, às 16h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Billie Joe Armstrong, vocalista do Green Day (Foto: Stephan Solon/Divulgação)
Billie Joe Armstrong, vocalista do Green Day (Foto: Stephan Solon/Divulgação)

O Green Day foi uma das bandas a tocar no IHeartRadio Festivalem Las Vegas, durante a sexta, 20. Em um ato político, o frontman Billie Joe Armstrong mudou as letras do clássico “American Idiot,” do disco de mesmo nome de 2004, para provocar Donald Trump, presidente dos EUA. 

Billie Joe cantou, no lugar do verso “I’m not the part of a redneck agenda” (“não faço parte de uma agenda de rednecks”), “I’m not par of MAGA agenda.” É uma alusão ao slogan da campanha de Trump, "Make America Great Again,” ou “Faça da América incrível novamente” em português. 

+++ LEIA MAIS: Green Day e Miley Cyrus: estudo revela as músicas mais perigosas para ouvir enquanto dirige

Quando o Green Day lançou “American Idiot,” a música era uma afronta a George W. Bush, presidente dos EUA naquele ano. Tanto a introdução (“não quero ser um americano idiota / não quero uma nação controlada pela nova mídia”) quanto o refrão (“bem vindo a um novo estilo de tensão / vagando por toda a alienação”) falava da sociedade alienada do país. 

Na última semana, Billie Joe foi a público para falar do estouro que deu no IHeartRadio Festival de 2012, quando a apresentação da banda foi encurtada para dar mais tempo de palco para Usher. O frontman ficou irritado, xingou muito e quebrou sua guitarra. 

+++ LEIA MAIS: Billie Joe Armstrong compartilha playlist com novatos e veteranos no rock; ouça

"Eu acho estranho. Eu acho que tem muitas pessoas no rock e o problema com o rock é que a maioria das pessoas está tentando escrever a música do ano para se sentir bem ou algo assim. O rock serve para fazer você se sentir triste, e essa foi a intenção da última vez que estávamos no iHeart Festival. Para mim, eu estava 'Eu quero que todos se sintam mal'[risos],” disse ao ALT 98.7 FM.