Green Day: Por que memes sobre a banda em setembro não são engraçados?

Em setembro a internet se diverte com memes da música 'Wake Me Up When September Ends', mas ela é dolorosa para Billie Joe Armstrong

Itaici Brunetti Publicado em 01/09/2021, às 15h02 - Atualizado em 04/09/2021, às 11h45

None
Green Day (Foto: Theo Wargo/Getty Images)

Todo início de setembro, o nome da banda Green Day entra nos assuntos do momento do Twitter. O motivo é justamente a música "Wake Me Up When September Ends"; o título, em tradução livre, significa "Acorde-me Quando Setembro Acabar". E, neste 1 de setembro de 2021, não foi diferente: o grupo de Billie Joe Armstrong voltou a ser tema - e piada - na internet. 

Milhares de memes sobre o Green Day foram compartilhados no primeiro dia de setembro -  comportamento que deve continuar até o fim do mês. Há uma série de comentários brincando com a ideia da música de "querer dormir o mês inteiro". No entanto, como pontuou o Kerrang!, a piada sobre a canção não tem graça nenhuma. O site explica o por quê:  

+++LEIA MAIS: Billie Joe Armstrong escolhe melhor disco e música do Green Day - e surpreende

"Wake Me Up When September Ends" faz parte da tracklist do aclamado e premiado disco American Idiot (2004). A composição de Billie Joe Armstrong é uma homenagem ao pai, Andrew Armstrong, falecido em 10 de setembro de 1982, quando o cantor tinha apenas 10 anos.

Embora o número de tuítes sobre a música seja maçante nas redes sociais, uma pequena porcentagem de fãs alerta que não há graça na brincadeira. "Novamente, é desrespeitoso. Não é uma música sobre querer ser preguiçoso durante todo o mês de setembro, Armstrong a escreveu para seu pai, que morreu em setembro quando ele tinha apenas 10 anos.", tuitou um perfil. 

+++LEIA MAIS: Green Day deve vir ao Lollapalooza 2021, diz jornalista

Outro fã reforçou: "É 1º de setembro. Seu lembrete anual de que a música 'Wake Me Up When September Ends', do Green Day, é sobre a morte do pai de Billie Joe quando ele era criança."

O que Billie Joe pensa?

Em entrevista de 2019 ao programa de Howard Stern, Billie Joe Armstrong explicou o título da música. "Acho que é algo que ficou comigo; o mês de setembro sendo aquele aniversário que sempre é (da morte do pai), é uma espécie de chatice. É estranho: quando as coisas acontecem assim quando você é tão jovem, é quase como se a vida começasse no ano zero ou algo assim."

+++LEIA MAIS: O dia em que Dave Grohl viu a mãe beber cerveja com o Green Day: 'Ela é muito legal' [FLASHBACK]

O frontman do Green Day também afirmou que jamais esqueceu o pai: "Eu penso nele todos os dias, realmente. Eu meio que evitei escrever sobre ele por muitos anos, então, finalmente me senti bem em escrever sobre ele. Não era tanto uma emoção negativa, mas era apenas em como iria homenageá-lo da melhor forma possível."

Anos antes, em 2016, Billie Joe Armstrong foi questionado pela Vulture sobre como se sente quando vê memes sobre a música durante todo o mês de setembro. Sucinto, o vocalista do Green Day respondeu: "Divirtam-se, e levem a vida ao mesmo tempo."

+++LEIA MAIS: 25 anos de Insomniac: Green Day lança edição especial do disco com músicas ao vivo inéditas

As informações são do site Kerrang!


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!