Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Green Day: Por que memes sobre a banda em setembro não são engraçados?

Em setembro a internet se diverte com memes da música 'Wake Me Up When September Ends,' do Green Day

Itaici Brunetti Publicado em 01/09/2021, às 15h02 - Atualizado em 01/10/2021, às 18h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Green Day (Foto: Theo Wargo/Getty Images)
Green Day (Foto: Theo Wargo/Getty Images)

Todo início de setembro, o nome da banda Green Day entra nos assuntos do momento do Twitter. O motivo é justamente a música "Wake Me Up When September Ends"; o título, em tradução livre, significa "Acorde-me Quando Setembro Acabar". E, no mês de setembro de 2021, não foi diferente: o grupo de Billie Joe Armstrong voltou a ser tema - e piada - na internet. 

Milhares de memes sobre o Green Day foram compartilhados no primeiro dia de setembro -  comportamento que continuou até o fim do mês. Há uma série de comentários brincando com a ideia da música de "querer dormir o mês inteiro". No entanto, como pontuou o Kerrang!, a piada sobre a canção não tem graça nenhuma. O site explica o por quê:  

+++LEIA MAIS: Billie Joe Armstrong escolhe melhor disco e música do Green Day - e surpreende

"Wake Me Up When September Ends" faz parte da tracklist do aclamado e premiado disco American Idiot (2004). A composição de Billie Joe Armstrong é uma homenagem ao pai, Andrew Armstrong, falecido em 10 de setembro de 1982, quando o cantor tinha apenas 10 anos.

Embora o número de tuítes sobre a música seja maçante nas redes sociais, uma pequena porcentagem de fãs alerta que não há graça na brincadeira. "Novamente, é desrespeitoso. Não é uma música sobre querer ser preguiçoso durante todo o mês de setembro, Armstrong a escreveu para seu pai, que morreu em setembro quando ele tinha apenas 10 anos.", tuitou um perfil. 

+++LEIA MAIS: Green Day deve vir ao Lollapalooza 2021, diz jornalista

Outro fã reforçou: "É 1º de setembro. Seu lembrete anual de que a música 'Wake Me Up When September Ends', do Green Day, é sobre a morte do pai de Billie Joe quando ele era criança."

O que Billie Joe pensa?

Em entrevista de 2019 ao programa de Howard Stern, Billie Joe Armstrong explicou o título da música. "Acho que é algo que ficou comigo; o mês de setembro sendo aquele aniversário que sempre é (da morte do pai), é uma espécie de chatice. É estranho: quando as coisas acontecem assim quando você é tão jovem, é quase como se a vida começasse no ano zero ou algo assim."

+++LEIA MAIS: O dia em que Dave Grohl viu a mãe beber cerveja com o Green Day: 'Ela é muito legal' [FLASHBACK]

Contudo, o próprio cantor já brincou com o assunto. Em 2019, ele já esperava que a canção se tornasse meme novamente e, por isso, gravou um vídeo dele mesmo “acordando” no primeiro dia de outubro. Na gravação, o frontman do Green Day boceja, coça os olhos, brinca um pouco com o cachorro e avisa: “vou voltar para a cama.”

Anos antes, em 2016, Billie Joe Armstrong foi questionado pela Vulture sobre como se sente quando vê memes sobre a música durante todo o mês de setembro. Sucinto, o vocalista do Green Day respondeu: "Divirtam-se, e levem a vida ao mesmo tempo."

+++LEIA MAIS: 25 anos de Insomniac: Green Day lança edição especial do disco com músicas ao vivo inéditas

As informações são do site Kerrang!