Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Grupo de hackers Anonymous ataca sites em reação ao fechamento do Megaupload

Eles derrubaram páginas de empresas da indústria fonográfica e do cinema e até o site do FBI na última quinta, 19

Redação Publicado em 20/01/2012, às 10h28 - Atualizado às 10h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Megaupload - Reprodução
Megaupload - Reprodução

O grupo de hackers Anonymous reagiu ao longo da última noite em reação ao fechamento do site de compartilhamento de arquivos Megaupload, tirando do ar diversos sites, inclusive o do FBI.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Quando a notícia foi divulgada, a conta do Anonymous publicou um post no Twitter dizendo “O governo tira do ar o #Megaupload? 15 minutos depois, #Anonymous tira do ar sites de gravadoras e do governo. #NosAguarde”.

O grupo assumiu a responsabilidade por ter tirado do ar as páginas da Universal Music, RIAA (um órgão que faz lobby na indústria fonográfica) MPAA (órgão semelhante, mas do cinema), do departamento de justiça e o do FBI, que caiu por volta das 23h (horário de Brasília).

Segundo eles, a operação #OpMegaupload ou #OpPayback foi o maior ataque já feito pelo Anonymous, com mais de cinco mil participantes, de acordo com uma contagem parcial.

Os hacktivistas estariam usando como método de ataque o DDoS (Distributed Denial of Service), que gera tráfego intenso no site até que o servidor não aguenta e cai.

SOPA e PIPA

O fechamento do Megaupload e os ataques acontecem um dia depois de diversos sites, inclusive a Wikipedia, terem feito um blackout em protesto aos projetos de lei PIPA e SOPA, que trazem diversos aspectos mais restritivos para o uso de internet e compartilhamento de informação, em uma tentativa de combater a pirataria. As medidas estão gerando polêmica, pois diversos grupos afirmam que as leis ferem a liberdade de expressão. O SOPA está sendo avaliado pela Câmara norte-americana e a PIPA deve ser votada pelo Senado ainda este mês.