Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Guillermo Del Toro deixa a direção de O Hobbit

Cineasta não vai mais comandar as filmagens, mas permanece trabalhando no roteiro

Da redação Publicado em 31/05/2010, às 10h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Guillermo Del Toro deixa a direção de <i>O Hobbit</i> - AP
Guillermo Del Toro deixa a direção de <i>O Hobbit</i> - AP

Guillermo Del Toro não será mais o diretor de O Hobbit. O anúncio foi feito pelo próprio neste domingo, 30, em nota ao site One Ring. Apesar de ter deixado a direção da adaptação do livro homônimo de J.R.R. Tolkien para o cinema, Del Toro permanecerá trabalhando no roteiro do filme, junto a Peter Jackson.

A indefinição com relação ao início das filmagens levou Del Toro a abandonar o posto de diretor. "Trata-se da decisão mais difícil da minha vida", escreveu. "Após quase dois anos vivendo e respirando este projeto, tentando desenvolver um mundo tão rico quanto a Terra Média, criada por Tolkien, deixarei a direção com grande pesar."

No comunicado, Guillermo Del Toro, que havia se mudado para a Nova Zelândia há mais de um ano para trabalhar na elaboração de O Hobbit, elogiou a equipe do filme. "Eu tive o privilégio de trabalhar em um dos maiores países do mundo, com algumas das melhores pessoas", disse o diretor. "Tanto como corroteirista e como diretor, eu desejo sorte à produção."

Del Toro permanece a cargo do roteiro, junto a Philippa Boyens, Fran Walsh e Peter Jackson. "Felizmente, nossa parceria continuará por mais meses até que o roteiro fique pronto", escreveu Jackson em comunicado, tendo também se mostrado triste com a decisão do agora ex-diretor. O Hobbit, que anteriormente seria lançado em 2011, deve chegar aos cinemas em 2012.

Na semana passada, em entrevista à agência de notícias Efe, Guilhermo Del Toro havia informado que a produção do filme estava parada há meses, por conta de problemas financeiros da MGM. "Há um plano de gravação, mas não pode haver sinal verde até que se termine de vender o estúdio, que tem os direitos do filme. Estamos há muitos meses em um compasso de espera muito grande e ninguém sabe quando se resolverá. É inquietante, mas estarei aqui (na Nova Zelândia) até que o corpo aguentar ", disse, na ocasião.