Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Guitarra assinada por Paul McCartney, Jimmy Page e outros 21 músicos vai a leilão

O objetivo é arrecadar fundos para ajudar o guitarrista Jerry Donahue

Redação Publicado em 18/11/2019, às 16h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Guitarra assinada por Paul McCartney, Robert Plant e outros (Foto: Reprodução)
Guitarra assinada por Paul McCartney, Robert Plant e outros (Foto: Reprodução)

Alguns dos maiores nomes do rock britânico das décadas de 1960 e 1970 uniram-se para ajudar o guitarrista americano Jerry Donahue que tem lutado com os custos da recuperação após sofrer um derrame.

Os três integrantes do Led Zeppelin, Eric Clapton, Paul McCartney, David Gilmour do Pink Floyd, Jeff Lynne do Electric Light Orchestra estão entre os 23 músicos que autografaram a guitarra para ser leiloada em dezembro.

+++LEIA MAIS: Beatles, Led Zeppelin e Black Sabbath: as 11 músicas de abertura de discos mais incríveis do rock

O dinheiro arrecadado com a venda será usado para pagar tratamentos médicos e terapias para Jerry Donahue, um guitarrista americano que tocou nas principais bandas de folk-rock britânicas, Fairport Convention e Fotheringay, no final dos anos 1960 e 1970.

Veja a guitarra:

Dave Pegg, baixista do Fairport Convention e um dos líderes da campanha de arrecadação de fundos, disse: "O que uniu esses artistas para ajudar é o respeito que têm por Jerry. Eles reconhecem que ele é um dos maiores guitarristas do mundo com um estilo único."

+++ LEIA MAIS: Black Sabbath, The Clash e Guns N’ Roses: 9 brigas intensas de bandas do rock

"A maneira como Jerry toca é totalmente diferente dos guitarristas ingleses. E, é por isso que lendas da guitarra como Eric Clapton e Jimmy Page o admiram tanto. Mentalmente, Jerry está inteiro, o problema são os músculos. Ele precisa de muita fisioterapia, mas é muito caro e o seguro médico cobre muito pouco. Nosso sonho é ajudá-lo a tocar guitarra novamente", explicou Pegg.

Desde o derrame, Donahue, que mora em Los Angeles, perdeu a mobilidade do lado direito do corpo, incluindo da mão. O músico tem problemas para falar e andar.

+++ LEIA MAIS: Qual foi o disco dos Beach Boys que inspirou Paul McCartney a fazer o clássico dos disco dos Beatles, Sgt. Pepper's?

Luke Hobbs responsável pelos leilões do Gardiner Houlgate em Wiltshire comentou: "Essa guitarra foi assinada por alguns dos maiores nomes da história do rock britânico. Eles realmente são da realeza do rock. Já vimos guitarras autografadas antes, mas nada como isso."

"Nunca encontramos nenhuma outra guitarra assinada pelos três integrantes do Led Zeppelin e com os três lendários guitarristas Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page. Paul McCartneytambém geralmente se abstém de autografar instrumentos", finalizou.

+++LEIA MAIS: Os 40 melhores discos de metal de todos os tempos, segundo lista norte-americana

O preço estimado para a venda da guitarra é entre 10 mil e 20 mil libras esterlinas e será leiloada no dia 11 de dezembro.

Outros grandes nomes também assinaram a guitarra como o Pete Townshend do The Who, Tony Iommi do Black Sabbath e o Brian Wilson, fundador do Beach Boys.