Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Guitarra de Ian Curtis será leiloada 40 anos após morte do frontman do Joy Division

Instrumento aparece no clipe de “Love Will Tear Us Apart” e foi usada em shows da banda

Redação Publicado em 05/10/2020, às 11h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ian Curtis no clipe de “Love Will Tear Us Apart” (Foto: Reprodução/Youtube)
Ian Curtis no clipe de “Love Will Tear Us Apart” (Foto: Reprodução/Youtube)

A guitarra icônica usada por Ian Curtis no clipe de “Love Will Tear Us Apart”, parte do álbum Closer e faixa de maior sucesso do Joy Division, será leiloada em Londres. O item estava em posse de Natalie, filha de Curtis, que recebeu o instrumento de Bernard Sumner em 2002. 

A guitarra foi fabricada no Reino Unido, em 1967, e o lote acompanha uma cópia da edição de 40 anos de aniversário de lançamento de “Love Will Tear Us Apart”, lançada no mês anterior ao suicídio de Curtis, e uma carta de Natalie Curtis. A guitarra também foi usada em turnês da banda e na gravação da música “Heart and Soul”.

+++ LEIA MAIS: A rápida, dolorosa e reflexiva vida de Ian Curtis, do Joy Division - 40 anos após o suicídio

Segundo o Bonhams Entertainment Memorabilia Sale, a guitarra pentagonal do modelo Vox Phantom VI Special Guitar deve arrecadar até 80 mil libras esterlinas - o equivalente a mais de R$ 584 mil. O leilão será realizado pelo, em 13 de outubro. 

Ian realmente gostou dessa guitarra. O Phantom tinha muitos efeitos integrados, como um bônus adicional. É uma guitarra bem maluca. Parecia algumas das guitarras mais finas nas faixas do Velvet Underground, limpa e estridente”, comentou Summer sobre o instrumento. 

+++ LEIA MAIS: Foto rara de Ian Curtis, vocalista do Joy Division, é encontrada

O Joy Division, formado em 1976, teve uma carreira curta, mas ficou marcado como uma das bandas mais influentes do rock. O grupo terminou com a trágica morte de Ian Curtis, cantor e compositor, em 1980, e os integrantes remanescentes formaram o New Order


+++ HOT E OREIA: 'VIRAMOS ADULTOS, MAS AINDA BUSCAMOS POR ESSA CRIANÇA DO COMEÇO'