Pulse

Guitarra de Lou Reed compõe exposição Invento | As revoluções Que Nos Inventaram

Gratuito, evento estará aberto ao público entre agosto e outubro, na Oca do Parque Ibirapuera, em São Paulo

Redação Publicado em 09/08/2015, às 10h17

O guitarrista participou de tributo feito a Bob Dylan no Madison Square Garden, em Nova York, em 1992.
Ron Frehm / AP

Algumas das criações do ser humano que transformaram o mundo nos últimos 150 anos inspiraram 35 obras que entre 5 agosto e 4 de outubro estarão expostas na mostra gratuita Invento | As revoluções Que Nos Inventaram, na Oca do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Lou Reed: 20 músicas essenciais da lenda do rock.

As invenções escolhidas vão da televisão ao computador, do telefone ao caminhão, do aparelho de barbear ao ferro elétrico de passar roupa. E, claro, a música também está entre os campos contemplados.

Lou Reed: dez homenagens ao vivo ao “animal” do rock.

O brasileiro Guto Lacaz apresenta trabalho baseado no rádio, os canadenses Janet Cardiff e George Bures Miller, na caixa acústica, e o grupo O Grivo, também brasileiro, no piano automatizado. A inglesa Julian Opie, responsável pela identidade visual de bandas como U2 e Blur, explora o celular.

Inventivo e imprevisível, o controverso Lou Reed pavimentou o caminho para a provocação no rock.

A coqueluche é a guitarra elétrica – símbolo do rock and roll e da revolução de costumes que viria a partir do surgimento do gênero, na década de 1950 – Bender Distortocaster personalizada por Andy Warhol para Lou Reed, do Velvet Underground, em 1967, com seu surreal design e a inconfundível banana que se tornaria a marca registrada do grupo nova-iorquino.

Assista à última entrevista de Lou Reed.

“Ao incorporar as invenções em suas obras, os artistas em geral pensam em desfuncionalizá-las, afastá-las de sua função original para lhes oferecer uma reencarnação de seu sentido social. A verdade da arte não é a mesma da história. As máquinas servem – a arte não está a serviço. Ao inventar coisas, de fato, inventamo-nos”, afirma Marcello Dantas, um dos curadores da exposição, junto com Agnaldo Farias.

Veja imagens de momentos da vida de Lou Reed.

A mostra é acompanhada de conteúdos exclusivos que descrevem a importância histórica de cada criação, além de um catálogo com todo o material exibido e texto assinado pelo historiador norte-americano Joshua Decter.

EXPOSIÇÃO INVENTO | AS REVOLUÇÕES QUE NOS INVENTARAM

Local: Oca – Parque Ibirapuera (São Paulo) – subsolo e 1° andar

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3 | Telefone: (11) 5082 1777

Abertura: 4 de agosto, das 19h às 22h (para convidados)

Período de exibição: 5 de agosto a 4 de outubro de 2015

Horários: terça a domingo, das 9h às 17h - Entrada gratuita

Patrocínio: HSBC Apoio: Instituto Goethe