Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Guitarra isolada de John Lennon em ‘Revolution’ prova porque Beatles foram essenciais para o rock

Ícones da indústria musical, o Fab Four possui um catálogo incrível de composições, mas a faixa presente no The White Album é uma marca notável

Redação Publicado em 17/03/2020, às 18h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon em 1972 (Foto: AP Images)
John Lennon em 1972 (Foto: AP Images)

Uma das maiores composições da carreira de John Lennon é "Don't Let Me Down", originalmente grava durante as sessões do disco Let It Be, em 1969. Existe, porém, uma marca notável dentro de um currículo brilhante de músicas de estúdio criadas por ele - e pelo icônico quarteto.

"Revolution", presente no The White Album, por exemplo, é possível observar os Beatles produzirem um som novinho em folha e provar o porque eles foram tão essenciais para fomentar o rock. 

+++ LEIA MAIS: Quais acordes de guitarra são os favoritos de Paul McCartney?

Segundo Geoff Emerick contou ao Guitar World, na época da gravação, Lennon estava tentando criar uma distorção ao aumentar o amplificador durante as sessões para conseguir uma versão mais lenta da música conhecida como 'Revolution 1'. Porém, ao ouvir Lennon disse ao engenheiro de som que queria uma "guitarra suja". 

+++LEIA MAIS: As 5 músicas dos Beatles feitas por Paul McCartney que John Lennon mais gostava

"Lembro-me de entrar na sala de controle quando eles estavam fazendo isso", lembra Ken Scott, engenheiro da Abbey Road, à GW.  "Estavam John, Paul e George, todos na sala de controle, todos concentrados. Toda a distorção da guitarra foi obtida sobrecarregando os amplificadores". 

+++ LEIA MAIS: Vídeo mais antigo dos Beatles foi feito sem querer pela polícia de Liverpool

Como Emerick conta no livro de memórias Here, There and Everywhere, lançado em 2006, essa foi uma ação que colocou em risco os equipamentos de estúdio: “Eu não pude deixar de pensar: se eu fosse o gerente do estúdio e visse isso acontecendo, me demitiria". Mas isso também foi um movimento que marcou novamente os Beatles como uma das bandas mais progressistas do ramo.

+++LEIA MAIS: O dia em que John Lennon comparou os Beatles a Jesus Cristo - e depois se justificou; assista

Publicado pela Far Out Magazine, abaixo você pode ouvir a distorção da guitarra de Lennon eHarrison em "The Revolution" dos Beatles :


+++ GUNS N' ROSES: 11 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BANDA