Guitarra usada por George Harrison na gravação de "I Want to Hold Your Hand" será leiloada

Leilão também contará com cópia assinada do disco Beatles '65 e uma guitarra de Jimi Hendrix

Rolling Stone EUA Publicado em 09/05/2014, às 15h35 - Atualizado às 16h35

.
Reprodução/Site Oficial

Uma guitarra elétrica que pertenceu a George Harrison será leiloada. A Rickenbacker 425 de 1962 será vendida no dia 17 de maio do Hard Rock Cafe de Nova York. O valor estimado para o instrumento é de US$ 600 mil.

Na edição de abril, investigamos como os Beatles conquistaram o mundo.

De acordo com o site da Julien's Auctions, Harrison comprou a guitarra em 1963 na loja Fenton's Music, em Mount Vernon, durante uma viagem para visitar a irmã dele, Louise. Apesar do modelo Rickenbacker 425 não ser imediatamente reconhecido como outras de suas guitarras – incluindo as Gretsch, a Rickenbacker de doze cordas e a Fender Telecaster –, Harrison usou o instrumento durante a primeira aparição dos Beatles no programa Ready Steady Go! (outubro de 1963) e em Thank Your Lucky Stars (dezembro de 1963). Ele também usou a guitarra durante a turnê de uma semana da banda na Suécia e durante as gravações de "I Want to Hold Your Hand".

Galeria: dez grandes parcerias do rock and roll, como John Lennon e Paul McCartney.

O leilão também contará com uma rara cópia assinada de Beatles '65 assinada por todos os Beatles; a expectativa é de que o disco renda US$ 300 mil. Provavelmente por conta do aniversário de 50 anos da Beatlemania, uma série de itens dos Fab Four foram a leilão, incluindo um pedaço autografado da parede do Ed Sullivan Theater, as jaquetas de Ringo e George do filme Help! e uma cópia assinada pelo quarteto de Meet the Beatles. No final deste mês, uma coleção de desenhos e manuscritos de John Lennon também será leiloada em Nova York.

Por que o sonho acabou: os bastidores da saga dos Beatles – e as forças que esfacelaram a maior banda de todos os tempos.