Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Guitarrista do Surfer Blood banca tratamento de câncer com novo disco solo

Ouça “Treason”, uma das faixas do álbum Burner, de Thomas Fekete, que reflete a batalha dele contra a doença

Redação Publicado em 16/12/2015, às 09h52 - Atualizado às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O guitarrista Thomas Fekete, do Surfer Blood. - Taiz Dering / Divulgação
O guitarrista Thomas Fekete, do Surfer Blood. - Taiz Dering / Divulgação

Um tipo raro de câncer forçou Thomas Fekete a deixar de lado seu trabalho como guitarrista do Surfer Blood, mas ele não está deixando a doença o impedir de fazer música. Fekete divulgou um novo disco, Burner, com lançamento exclusivo em fita cassete.

O álbum foi gravado por ele no quarto enquanto fazia tratamento e quimioterapia relacionados ao câncer. Burner está agora disponível para download digital no Joyful Noise depois que a tiragem inicia de cassetes foi inteira vendida – com todos os lucros obtidos sendo usados para o tratamento dele. Fekete também compartilhou uma faixa, a lo-fi “Treason”.

Ouça a canção abaixo.

“Em alguma época entre março e junho de 2015, enquanto eu me recuperava de duas cirurgias e começava a quimioterapia, debrucei-me sobre meu gravador de quatro canais e criei estre desastre”, escreveu o guitarrista sobre Burner, em comunicado. “Sem muitos takes, sem microfones caros, sem direcionamento exterior... apenas eu no meu quarto com um equipamento muito baratão e limitado.”

Em maio, o Surfer Blood fez uma série de shows beneficentes para angariar dinheiro para os tratamentos “alternativos” de Fekete. Entretanto, os lucros obtidos com as apresentações foram roubados quando a van de turnê da banda quebrou em Chicago, nos Estados Unidos. Yo La Tengo, Guided By Voices, Cults, Real Estate e outros artistas indie também contribuíram com faixas inéditas, ao vivo e demos para uma compilação que também juntou dinheiro para Fekete.

“Algumas dessas músicas refletem bons momentos, dias em que consigo caminhar por conta própria, conversar e funcionar como qualquer ser humano”, disse Fekete sobre o cassete. “Outras me lembram de eu vomitando entre takes, cadeiras de ferro, lágrimas da minha família, minha esposa, meus queridos amigos. Porém, como tudo na minha vida, eu consegui achar algum humor nessa situação, e espero que isto ajude a afastar todas essas coisas pesadas.”

Tracklist de Burner

1. "Loser Uncle"

2. "Ocean"

3. "Weather Press"

4. "Roll on River"

5. "Banklet"

6. "Knife Bank"

7. "Treason"

8. "Problems"

9. "Gold"

10. "Melk Mustache"

11. "Pick Up The Things That You Need"