Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Guizado lança terceiro disco em cópias de vinil artesanal

O Voo do Dragão sai em 15 de maio, com show de lançamento em São Paulo

Redação Publicado em 18/04/2015, às 10h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Exemplo de cópia em vinil artesanal de <i>O Voo do Dragão</i>, terceiro álbum de Guizado - Divulgação
Exemplo de cópia em vinil artesanal de <i>O Voo do Dragão</i>, terceiro álbum de Guizado - Divulgação

O trompetista Guilherme Mendonça, conhecido como Guizado, está prestes a lançar o terceiro álbum da carreira, chamado O Voo do Dragão. Mas além das versões digital e em CD do disco, o músico venderá o novo trabalho com algumas cópias em vinil artesanal.

No blog Sobe o Som: Guizado revela “Toro”, faixa agressiva e orgânica do terceiro disco.

Os LPs de 12 polegadas foram gravados individualmente pelo antigo método “lathe cut”. O processo – no qual a agulha registra o som em um vinil “em branco”, enquanto a música toca – é comandado pelo produtor Arthur Joly, da Vinyl Lab, parceira do projeto.

A arte das cópias também ganha acabamento exclusivo, sendo feitas à mão pelo artista japonês Atsuo Nakagawa.

Galeria: lembre quais foram os 25 melhores discos nacionais de 2008.

As edições especiais ficam disponíveis junto ao lançamento oficial do álbum, no dia 15 de maio, no Itaú Cultural, em São Paulo. Os vinis estarão à venda na página oficial de Guizado no Facebook, além dos shows dele.

Abaixo, veja como ocorre a feitura da versão artesenal do vinil de O Voo do Dragão.

O Voo do Dragão

No terceiro disco da carreira, O Voo do Dragão, Guizado abre espaço para a experimentação, em uma volta à atmosfera de Punx (2008), elogiado álbum de estreia. “Acho que estou mais mergulhado na improvisação, na relação do som com a banda”, disse ele em entrevista à Rolling Stone Brasil.

Mais no SoS: Trombone de Frutas toca “Brastempp” e faixa inédita; assista

O trompetista notou que, no registro, apenas duas músicas têm partes cantadas. “Sinto que é um amadurecimento – gosto mais de trabalhar com cantores do que cantar mesmo”. Guizado já colaborou com Jorge Du Peixe, Curumin, Karina Buhr, Céu, entre outros.

“Quero abrir esse caminho de levar a música instrumental para um público maior, e também para um público mais jovem, que não está acostumado com esse gênero”, acrescenta. “A ideia é quebrar esse paradigma de que música instrumental é só para os ‘iniciados’, um segmento mais fechado.”

Conheça a carnavalesca “Caia em Si”, do Alaídenegão.

De O Voo do Dragão, Guizado já revelou as faixas “Tigre” e “Toro”. “Tenho sido influenciado pela cultura oriental”, revela, rindo sobre a coincidência da presença de animais nos títulos das faixas e do disco. “Livros como A Arte da Guerra, do Sun Tzu, filmes como Operação Dragão, do Bruce Lee, Ghost Dog – que não é exatamente oriental... Estou muito envolvido neste universo.”

Ouça “Toro” abaixo.

Show de lançamento de O Voo do Dragão

15 de maio (sexta-feira), às 20h

Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149 – Bela Vista

Ingressos: gratuito