Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Guns N' Roses, Beastie Boys, Red Hot Chili Peppers: leia entrevistas com os artistas escolhidos para o Hall da Fama do Rock

Laura Nyro, Donovan e Small Faces/Faces também serão introduzidos em 2012

Andy Greene Publicado em 29/12/2011, às 11h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Guns N' Roses - Reprodução
Guns N' Roses - Reprodução

Os votos foram computados e a classe de 2012 do Hall da Fama do Rock incluirá Guns N' Roses, Red Hot Chili Peppers, Beastie Boys, the Small Faces/Faces, Donovan e Laura Nyro. Freddie King entrará para o Hall da Fama como uma influência essencial, enquanto o falecido produtor e apresentador de TV Don Kirshner receberá o Prêmio Ahmet Ertegun (de não-artista) e os produtores Cosimo Matassa, Tom Dowd e Glyn Johns receberão o prêmio de Excelência Musical. A cerimônia será realizada em 14 de abril na Sala Municipal de Cleveland. Ela será transmitida pela HBO no início de maio.

O frontman do Red Hot Chili Peppers, Anthony Kiedis, recebeu a notícia enquanto sua banda estava em turnê na Europa."Eu liguei para o meu pai e ele chorou”, ele contou à Rolling Stone EUA (leia aqui a entrevista na íntegra). "A parte mais emocionantes para mim foi pensar em Hillel Slovak [o guitarrista do Red Hot Chili Peppers que morreu]… É meio que mais por causa da introdução dele que estou mais empolgado. Ele era uma pessoa linda que pegou uma guitarra na década de 70 e não conseguiu chegar ao fim da de 80 e ele está sendo homenageado por essa beleza dele... Isso realmente preenche meu coração com a realidade de o quanto a gente ama fazer o que fazemos e o quanto eu e Flea nos amamos. Nós permanecemos juntos nas partes fáceis e difíceis e queremos seguir em frente, continuar fazendo o que estamos fazendo.”

O Guns N' Roses é o único grupo a ser introduzido logo no primeiro ano em que se tornou elegível. O line-up original não se apresenta junto desde que o baterista Steven Adler deixou a banda em 1990. Durante uma entrevista no mês passado para o canal VH1, no clássico programa That Metal Show, Axl Rose não descartou completamente a possibilidade de uma reunião. "Eu não sei o que isso quer dizer em termos de eu estar com a banda antiga e com o line-up antigo", ele disse. "Se fossemos mesmo convidados, eu não sei o que pediriam que eu fizesse. Está tudo muito abstrato.” (Posteriormente, ele deu outra entrevista comentando a possibilidade de uma reunião. Leia aqui)

Adler se mantém cético com a ideia de que Axl estará disposto a se apresentar com o line-up original. "Você acha que o tempo cura todas as feridas", ele disse à Rolling Stone EUA (leia aqui a entrevista na íntegra), “mas algumas pessoas realmente guardam muito rancor. Eu almocei com o Slash há algum tempo. Ele ama o Axl. Não tem nenhum rancor dele. Vinte anos de ótima música não foram criados por causa de uma raiva besta... Será que a gente não pode ser simplesmente os caras que faziam música e conseguiram alcançar um objetivo gigante em suas vidas e tocar umas canções? É só rock & roll, meu Deus! Não é ciência de construção de foguetes".

Para o tecladista do Faces/Small Faces Ian McLagan a notícia teve um gosto mais para o agridoce. "Eu não gostei que o Small Faces e o Faces foram misturados em um bolo só", ele revelou à Rolling Stone EUA (leia aqui a entrevista na íntegra). “Eu pensei muito no assunto e acabei concluindo que acho que vou aceitar..." O Faces tem feito turnê com o ex-frontman do Simply Red Mick Hucknall, mas o vocalista original, Rod Stewart, disse recentemente que gostaria de se reunir com o grupo na cerimônia. "Ficarei feliz se ele fizer isso", diz McLagan. "Certamente seria maravilhoso.”

Rod Stewart contou à Rolling Stone EUA (leia aqui a entrevista na íntegra) que ele tem todas as intenções de se apresentar com o Faces no evento. "Eu ia amar", ele disse. "Se eles estiverem dispostos, é certo que eu estarei a disposição... estou absolutamente extasiado com tudo isso." Ele não ficou tão feliz assim que McLagan expressou seu descontentamento com o fato das duas bandas estarem sendo introduzidas juntas. "Eu acho que isso foi um pouco desnecessário”, ele afirma. "Acredito que Mac deveria se considerar sortudo de estar no Hall da Fama do Rock. Eu vou colocar ordem na cabeça dele quando o vir."

O ícone do folk escocês Donovan ficou exultante quando soube de sua indicação. "Estou mais do que feliz", ele disse à Rolling Stone EUA (leia aqui a entrevista na íntegra). "Homenagens e prêmios são muito interessantes e eu realmente os aceito. Eu tenho muita consideração por tudo que eles significam. O que eles significam é que eles estão apontando para o trabalho. Para mim, o trabalho sempre foi para mostrar aos outros, para guiar os outros, para experimentar e para quebrar todas as regras. Fui bastante reconhecido já… mas esse reconhecimento é único.”

O Beastie Boys é somente o terceiro grupo de hip hop a ser indicado ao Hall da Fama. O Grandmaster Flash and the Furious Five foi introduzido em 2007. Dois anos mais tarde, foi a vez de Run-D.M.C. O Beastie Boys lançou seu oitavo trabalho de estúdio, Hot Sauce Committee Part Two, no ultimo mês de abril, mas tem se mantido na surdina enquanto Adam Yauch recebe seu tratamento para o câncer.

"Estamos no Hall da Fama do Rock?”, os Beasties disseram em um comunicado por escrito. "Isso é uma puta loucura e incrível! Ao mesmo tempo em que temos muito orgulho da música que fazemos, temos que reconhecer a inspiração vinda de nossas famílias, dos amigos e de artistas como The Slits, Bad Brains, X-Ray Spex, The Treacherous Three e tantos outros que nem podemos citar todos. Acima de tudo, temos que agradecer Nova York e o mundo de influências musicais que ela nos proporcionou."

Laura Nyro era uma compositora incrivelmente talentosa e bastante subestimada cujo trabalho foi foi gravador por todo mundo, de Peter, Paul and Mary e Three Dog Night a Fifth Dimension. Seus discos do final da década de 60 Eli and the Thirteenth Confession e New York Tendaberry não venderam enormemente, mas foram tremendamente aclamados, além de terem inspirado toda uma geração de compositores. "Eu a idolatro”, Elton John disse em 2008. "A alma, a paixão, a espetacular audácia na maneira como alternava seu ritmo e as variações eram diferentes de tudo que já tinha visto antes." Nyro morreu de câncer no ovário em 1997.

Essa é a terceira vez que a cerimônia acontecerá em Cleveland, casa do Hall da Fama e Museu do Rock. Assim como em 2009, ela será aberta ao público.