Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Há 20 anos, Marvel iniciava super-jornada no cinema com primeira cena de X-Men

No dia 14 de julho de 2000, os cinemas norte-americanos exibiram o início da história dos heróis

Redação Publicado em 15/07/2020, às 20h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
X-Men (Foto: Divulgação)
X-Men (Foto: Divulgação)

No dia 14 de julho de 2000, os cinemas norte-americanos exibiram o início de uma história antes famosa apenas nos quadrinhos. Com X-Men, a Marvel iniciava uma super-jornada na indústria cinematográfica. 

A primeira cena do longa, desenhada por um dos escritores não creditados do roteiro, Christopher McQuarrie, mostrava um jovem Magneto descobrindo os poderes no meio de um campo de concentração, como relembra o site SyFy

+++LEIA MAIS: Hugh Jackman revela que rixa com Ryan Reynolds começou por causa de Scarlett Johansson; entenda

A cena definiu o tom de quase duas décadas dos filmes da franquia. Inclusive, a cena abriria outro longa da saga, anos depois, em X-Men: Primeira Classe (2011). 

Separado da família, o jovem Erik Lehnsherr presencia um dos momentos mais sombrios da história - e a carga emocional do momento desencadeia a essência dos poderes de quem seria o Magneto no futuro. A cena revela como os mutantes sempre serão ao mesmo tempo, odiados e temidos pelas pessoas.

+++LEIA MAIS: Na contramão, diretor de X-Men: Fênix Negra não se arrepende de versão do filme lançada no cinema

Como o SyFy aponta como esse cenário é conflitante para os X-Men dos anos 2000, que precisam salvar o mundo de ameaças vindas tanto de mutantes como de não mutantes.

Em entrevista de 2015 não publicada, McQuarrie comentou: "Nos filmes em que trabalhei, como X-Men ou The Wolverine, você precisa amarrá-los - por mais fantásticos que sejam - você precisa garantir que eles existam em um mundo muito real". Ele continuou: "E foi daí que surgiu a idéia para a cena de abertura [no campo de concentração]."

+++Análise: Injustiçado, X-Men: Fênix Negra não é tão ruim quanto estão dizendo por aí

Em entrevista de 2018, o roteirista David Hayter disse: "Ajudamos a estabelecer o que faria um filme de quadrinhos de sucesso, fora de Batman ou Superman".

X-Men (2000) teceu os filmes de super-heróis como gênero - e o trabalho de cena de McQuarrie na época foi essencial para esse feito.

+++LEIA MAIS: A vez em que o Wolverine e o Lobo se enfrentaram numa luta feroz nas HQ: quem ganhou?

X-Men apresentou um dos melhores elencos de filmes de heróis com Hugh Jackman (Wolverine) conversando com Patrick Stewart (Professor Xavier), Halle Berry (Tempestade) e Famke Janssen (Jean Grey), além de Ian McKellen (Magneto). 

Assista à cena icônica:


+++ 15 HISTÓRIAS INACREDITÁVEIS (E REAIS) DE OZZY OSBOURNE