Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Iron Maiden lançou primeiro disco há 30 anos

Ainda sem Bruce Dickinson, álbum autointitulado marcou a história do rock mundial com músicas como "Running Free", "Phantom of the Opera" e "Transylvania"

Da redação Publicado em 14/04/2010, às 23h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Disco de estreia do Iron Maiden conta com os hits "Phantom of the Opera" e "Running Free" - Reprodução
Disco de estreia do Iron Maiden conta com os hits "Phantom of the Opera" e "Running Free" - Reprodução

Mais do que marcar a carreira do Iron Maiden, o dia 14 de abril de 1980 marcou a história do rock. Isto porque, há 30 anos, a banda, uma das maiores de heavy metal do mundo, lançou seu primeiro disco de estúdio, autointitulado.

No meio da onda punk que se alastrava nos anos 70, um garoto chamado Steve Harris começou a compor músicas no estilo heavy metal. Depois de tentar fazer parte de vários grupos, Harris resolveu criar sua própria banda de metal. Então, em 1975 nasceu o Iron Maiden.

Após três anos, a banda, então composta por Harris (baixista e backing vocal), Dave Murray (guitarra), Paul Di'Anno (vocalista principal) e Doug Sampson (baterista), gravou uma demo, intitulada The Sound-houses Tapes, que contava com quatro faixas: "Prowler", "Invasion", "Strange World" e "Iron Maiden".

O sucesso foi tanto que, um ano depois, em 1979, o Iron Maiden já estava de contrato fechado com a gravadora EMI. O grupo, já com os novos integrantes Clive Burr (baterista) e Dennis Stratton (guitarrista e backing vocal), gravou o álbum de estreia, chamado Iron Maiden. Além das quatro faixas do EP, o disco contava com músicas como "Running Free", "Transylvania" e "Phantom Of the Opera", entre outras.

Em pouco tempo, o álbum alcançou o quarto lugar nas paradas britânicas. No mesmo ano, a banda chegou a abrir os shows do Kiss (na turnê europeia do álbum Unmasked), além das apresentações do Judas Priest. Logo em seguida, Dennis Stratton saiu do grupo e, mais tarde, foi substituído por Adrian Smith.

Iron Maiden, o disco, foi relançado em 1998, com algumas faixas bônus. A versão contava também com a música "Sanctuary", que não fazia parte do original, além das extras "Burning Ambition", "Drifter" e "I've Got The Fute" (ambas ao vivo).

Turnê mundial

Depois de lançar o segundo CD de estúdio, Killers, em 1981, o grupo deu início a sua primeira grande turnê, a Killer World Tour, no dia 7 de fevereiro daquele ano, em Ipswich, na Inglaterra.

A turnê passou por cidades da Europa, Japão, EUA e Canadá, terminando no dia 23 de dezembro, em Londres. O setlist contava com 17 músicas dos dois primeiros álbuns da banda.

Apesar do crescente sucesso do Iron, uma troca inesperada de integrantes aconteceu no meio da turnê: saiu Paul Di'Anno para entrar o atual (e mais popular) vocalista Bruce Dickinson, que fez sua estreia no show de Bolonha, na Itália.

Depois de várias mudanças na formação da banda, hoje o Iron Maiden é composto por Dickinson, pelo baixista Steve Harris, pelo baterista Nicko McBrain (desde 1982) e pelos guitarristas Dave Murray, Adrian Smith e Janick Gers (desde 1990).

Dentre os principais registros dos 35 anos de banda, estão os 25 discos, 15 vídeos lançados em VHS e DVD (entre eles, o documentário Iron Maiden: Flight 666 sobre a turnê Somewhere Back In Time, lançado no ano passado), mais de 20 turnês, além da participação da banda em grandes festivais, como Rock in Rio, Monsters of Rock, Ozzfest, Lollapalooza, entre outros.

Recentemente, o grupo anunciou a Final Frontier World Tour, que será a maior turnê já realizada pelo Iron Maiden na América do Norte, entre junho e julho. Ao que tudo indica, mais cidades ainda serão anunciadas.

Confira abaixo a tracklist da versão original e de relançamento do disco Iron Maiden e, em seguida, alguns vídeos que marcaram a época de estreia do álbum:

Iron Maiden (1980)

1. "Prowler"

2. "Remember Tomorrow"

3. "Running Free"

4. "Phantom of the Opera"

5. "Transylvania"

6. "Strange World

7. "Charlotte the Harlot"

8. "Iron Maiden"

Iron Maiden (1998)

1. "Prowler"

2. "Sanctuary"

3. "Remember Tomorrow"

4. "Running Free"

5. "Phantom of the Opera"

6. "Transylvania"

7. "Strange World"

8. "Charlotte the Harlot"

9. "Iron Maiden"

Faixas bônus

1. "Burning Ambition"

2. "Drifter" (ao vivo)

3. "I've Got The Fire" (ao vivo)