Há 30 anos, Nirvana tocava 'Smells Like Teen Spirit' ao vivo pela primeira vez [FLASHBACK]

Relembre e assista ao vídeo da noite da banda, liderada por Kurt Cobain

Redação Publicado em 15/04/2021, às 14h17

None
Kurt Cobain em 1991 (Foto: Kevin Estrada / MediaPunch / IPX)

Há 30 anos, no dia 17 de abril de 1991, no O.K. Hotel em Seattle, em uma noite "agradável" de primavera, o Nirvana apresentou o principal hit da carreira, "Smells Like Teen Spirit", pela primeira vez ao vivo. 

Nabil Ayers, jornalista da Rolling Stone EUA, teve a oportunidade de viver este momento memorável, que acontecia em um espaço relativamente pequeno. Segundo o relato dele, cerca de 300 pessoas "suadas" assistiram ao show.

+++LEIA MAIS: Relembre últimos dias de Kurt Cobain: intervenção, reabilitação e mais [FLASHBACK]

De acordo com o jornalista, era incompreensível "o poder absoluto das três pessoas no palco [...], mesmo para alguém que já tinha visto centenas de shows, como eu até então. Apenas bateria, baixo, uma guitarra e uma voz - como podia ser tão grande? E por que isso estava me afetando tão profundamente?", escreveu Nabil ao relembrar a fatídica noite.

Cerca de 45 minutos após o início do show, Kurt Cobain (vocal e guitarra), Dave Grohl (bateria) e Krist Novoselic (baixo) começaram a se arrumar para estrear uma música nova - que seria o principal hit da carreira do Nirvana, a icônica "Smells Like Teen Spirit".

+++LEIA MAIS: Inteligência artificial cria 'música inédita' do Nirvana; ouça 'Drowned in the Sun'

O jornalista conta que "as introduções de guitarra de Kurt Cobain tinham se tornado um tanto previsíveis neste ponto". No entanto, guiado pela bateria de Dave Grohl, a música tomou uma forma diferente - e, para Nabil, lembrava a sonoridade do Pixies, banda citada pelo vocalista como referência mais tarde.

Não apenas Nabil, mas todos os presentes naquela noite de 17 de abril de 1991 devem ter compartilhado sentimentos inexplicáveis. Os vocais cativantes de Kurt Cobain combinado ao desempenho fascinante e mágico do trio de músicos eram, no mínimo, inesquecíveis. 

+++LEIA MAIS: As 6 melhores músicas de Kurt Cobain [LISTA]

Para aqueles que não vivenciaram ao vivo, o vídeo no YouTube da primeira apresentação de "Smells Like Teen Spirit" consegue transbordar parte dos sentimentos intensos e históricos, como Nabil Ayers descreve. 

Assista ao vídeo:

+++LEIA MAIS: A curiosa certidão de óbito de Kurt Cobain: suicídio ou homicídio? [FLASHBACK]


+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL


+++SAIBA MAIS: 10 músicas lançadas há uma década para levantar o ânimo

O último ano foi complicado para o mundo: surgimento e agravamento da pandemia de coronavírus, tensões políticas e crises econômicas, por exemplo. No entanto, existem algumas formas de deixar um pouco disso de lado e trazer mais leveza à vida.

Uma das melhores maneiras para relaxar é ouvirhits icônicos - Aquela boa e velha nostalgia sempre é boa para nos deixar felizes e melhorar o humor. Há 10 anos, 2011 apresentou músicas clássicas de diversos artistas, como "Rolling in the Deep," da Adele; "Moves Like Jagger," do Maroon 5; "Glad You Came," do The Wanted

+++LEIA MAIS: Adele é eleita como mulher que mais vendeu discos do século no Reino Unido

Afinal, como esquecer de quando canções como "Last Friday Night (T.G.I.F.)," "Born This Way" e "We Found Love" eram presenças quase obrigatórias nas mais variadas festas, seja aniversário ou balada.

Veja, abaixo, dez músicas lançadas há uma década para levantar o ânimo nesses tempos tão difíceis:

+++LEIA MAIS: Adam Levine, do Maroon 5, sente que 'bandas estão em extinção'


Maroon 5 - "Moves Like Jagger" ft. Christina Aguilera

"Moves Like Jagger," nos Estados Unidos, tornou-se a primeira música do Maroon 5 a entrar no top 10 da Billboard Hot 100 desde "Makes Me Wonder." Em 2011, com 7 milhões de exemplares, foi a nona canção mais vendida no mundo.


Calvin Harris - "Feel So Close"

Esta foi a segunda música de Calvin Harris a entrar na Billboard Hot 100 nos Estados Unidos.

+++LEIA MAIS: Guitarrista do System of A Down se manifesta a favor de armas de fogo: 'Essenciais para autodefesa'


Rihanna - "We Found Love" ft. Calvin Harris

Foi o primeiro trabalho do DJ a entrar na Billboard Hot 100. Atingiu topo das paradas de países como EUA, Alemanha e Reino Unido.


The Black Eyed Peas - "Just Can't Get Enough"

Segundo single do disco de estúdio The Beginning, sexto da banda, alcançou o terceiro lugar na Billboard Hot 100.

+++LEIA MAIS: O dia que uma cidade inteira ouviu jazz para escapar das garras de um serial killer [FLASHBACK]


Katy Perry - "Last Friday Night (T.G.I.F.)"

Foi sucesso absoluto nas paradas Hot Digital SongsHot Dance Club Songs e Hot 100. Graças a "Last Friday Night (T.G.I.F.)," Teenage Dream se tornou o segundo álbum a emplacar cinco músicas na parada da Billboard.


Lady Gaga - "Born This Way"

Escrita por Lady Gaga enquanto fazia shows na turnê The Monster Ball Tour, a letra da música aborda assuntos como amor-próprio e igualdade na sociedade.

+++LEIA MAIS: Com histórias inéditas e universais, Tales quer expandir o Hip-Hop para além das comunidades negras: ‘A cultura Hip-Hop dominou o mundo’ [ENTREVISTA]


P!nk - "Raise Your Glass"

Em uma declaração, P!nk descreveu a música como "uma celebração para as pessoas que se sentem excluídas da multidão popular" (via Wikipédia).


The Wanted - "Glad You Came"

"Glad You Came" fala sobre um amor de verão e, segundo Tom Parker, um dos integrantes da boy band, a música "coloca você no clima para uma festa" (via Wikipédia).

+++LEIA MAIS: Rosa Neon anuncia fim da banda com ode à amizade em 'A gente é demais': 'Cada um conseguiu sugar algo positivo da pessoa ao lado' [ENTREVISTA]


Lady Gaga - "Yoü And I"

A música icônica de Gaga atingiu primeiro lugar em paradas como Billboard Brasil Hot Pop e Hot Dance Club Songs.


Fun -  "We Are Young" ft. Janelle Monáe

O maior hit de Fun ficou por seis semanas seguidas no primeiro lugar da Billboard Hot 100.

+++LEIA MAIS: As 6 melhores músicas de Nasce Uma Estrela, filme estrelado por Lady Gaga [LISTA]