Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Há 35 anos, foi ao ar pela primeira vez o Saturday Night Live

Programa que criou os personagens históricos nas últimas três décadas e lançou a carreira de diversos comediantes é sucesso até hoje

Da redação Publicado em 12/10/2010, às 03h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Wayne e Garth fazendo piada com Sharon Stone no SNL na época do filme <i>Instinto Selvagem</i> - AP
Wayne e Garth fazendo piada com Sharon Stone no SNL na época do filme <i>Instinto Selvagem</i> - AP

Sábado, 11 de outubro de 1975: ia ao ar pela primeira de muitas vezes um dos programas de esquetes de comédia mais famosos dos Estados Unidos, o Saturday Night Live, com a participação do comediante George Carlin - ou melhor, naquela noite foi exibido o NBC's Saturday Night, que é como ele foi chamado de início.

Ao longo dos últimos 35 anos, o SNL, como ficou conhecido, serviu de trampolim para diversos comediantes e roteiristas lançarem suas carreiras e se consolidou como uma tradição dos sábados à noite na televisão norte-americana, afinal, trata-se de um dos programas com maior longevidade no país. Billy Crystal, Eddie Murphy, Adam Sandler, Tina Fey, Robert Downey Jr., Dana Carvey, Jon Lovitz, Will Ferrell, David Spade, Chevy Chase, Julia Louis-Dreyfuss, Jim Belushi e Mike Myers fazem parte da extensa lista de atores que começaram lá e depois tiveram uma trajetória de sucesso no cinema e na TV.

O show criado por Lorne Michaels chegou a passar por dificuldades e ameaças de cancelamento, mas as diversas reformulações, mudanças de roteiristas e criação de novos quadros sempre conseguiram injetar nova vida ao SNL e manter audiência o suficiente para que a rede NBC, que o veicula, o mantivesse no ar.

Políticos, cantores, atletas, atores... ninguém escapou das piadas e paródias que permearam a história do programa. Diversos dos personagens criados no programa foram levados para as telonas. Wayne Campbell e Garth Algar, por exemplo, que faziam o quadro Wayne's World, protagonizaram o filme Quanto Mais Idiota Melhor. Relembre alguns momentos marcantes da história da atração e veja o trailer da primeira incursão de Wayne e Garth na telona.

Assim como o público, que deu ao programa uma das maiores audiências da TV nos Estados Unidos, a crítica soube reconhecer seu valor. Com o recorde de indicações ao Emmy, 126, o SNL levou o total de 21 troféus na premiação mais importante da televisão norte-americana e ainda foi laureado três vezes com o Writers Guild of America graças aos seus roteiros.

O Saturday Night Live continua sendo sucesso e vai ao ar nas noites de sábado, na NBC. No Brasil, é exibido pelo canal a cabo Sony Entertainment Television, também aos sábados, às 23h. Toda semana, um artista diferente é convidado para apresentar a atração, chamar o convidado musical da noite e ainda fazer esquetes e um monólogo inicial. O casting fixo atual inclui os comediantes Seth Meyers, Kenan Thompson e Andy Samberg.