Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Há 42 anos, Sex Pistols fazia o último show da carreira após turnê conturbada pelos EUA

Na trajetória meteórica, a banda lançou apenas um álbum de estúdio

Redação Publicado em 14/01/2020, às 21h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sex Pistols em 1977 (Foto: AP)
Sex Pistols em 1977 (Foto: AP)

No dia 14 de janeiro de 1978, os Sex Pistolsfizeram o último show da carreira após uma turnê conturbada pelos Estados Unidos. Poucos dias depois, o grupo anunciaria o término da banda.

A apresentação com um público de 5.500 pessoas na cidade de São Francisco marcou a última vez que os integrantes Johnny Rotten (John Lydon), Steve Jones, Paul Cook e Sid Vicious tocaram juntos - o baixista morreu em 1979.

+++ LEIA MAIS: Há 44 anos, Sex Pistols fizeram o primeiro show e marcaram para sempre a história do punk

A tour do grupo de punk foi marcada pelo vício de Sid, pelo desprezo da imprensa norte-americana, pela falta de planejamento nos shows e até por complicações no aeroporto. Vale lembrar também que os EUA estavam na ascensão do disco, então o punk não era o carro-chefe musical da época.

Antes de encerrar a apresentação e sair do palco, Johnny Rotten gritou para a plateia: "Você já teve a sensação de que foi enganado?". Em 1993, o músico relembrou a turnê e escreveu na autobiografia que a banda nesse período "era uma farsa ridícula. A coisa toda era uma piada."

+++ LEIA MAIS: Filme do Sex Pistols não tem aprovação da banda, garante John Lydon

O conflito de Rotten com o grupo foi tão intenso que, em janeiro de 1978, ele retornou a Londres e voltou a usar o nome de batismo, John Lydon. O músico não queria mais que o chamassem pelo apelido que o eternizou no cenário punk.

Dois anos antes, a história dos Sex Pistols tinha começado no dia 6 de novembro de 1975, quando o grupo subiu ao palco pela primeira vez para revolucionar o movimento punk. A partir daí, a banda seria conhecida pelo som pesado e pela trajetória agitada e meteórica.

+++ LEIA MAIS: Só existem 10 cópias do vinil de God Save The Queen, dos Sex Pistols - e uma está à venda

Na carreira, os Sex Pistols lançaram apenas um álbum de estúdio (Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols). Os polêmicos singles - o mais memorável sendo "God Save the Queen” - marcaram o estilo único do grupo.


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'