Pulse

Há 51 anos, Eric Clapton reunia-se aos Beatles para gravar While My Guitar Gently Weeps

A música faz parte do disco duplo The White Album (1968)

Redação Publicado em 06/09/2019, às 20h25

None
Os Beatles (Foto: AP Photo)

No dia 6 de setembro de 1968, há exatos 51 anos, Eric Clapton entrou no estúdio Abbey Road e, junto com os Beatles, tocou uma das músicas mais famosas daquele ano: “While My Guitar Gently Weeps”. Clapton foi o responsável pelo som da guitarra que ouvimos na faixa e a participação do músico na gravação dos Beatles marcou a primeira parceria do grupo britânico com um artista já famoso.

Com quase 5 minutos, a faixa foi escrita e cantada pelo beatle George Harrison. Nela, o músico quis mostrar a distância do grupo de Liverpool, formado por HarrissonJohn Lennon, Paul McCartneyRingo Starr. Gravada diversas vezes, a canção só teve o resultado esperado por Harrison após a parceria de Clapton.

+++ LEIA MAIS: “Estou ficando surdo”, diz Eric Clapton

While My Guitar Gently Weeps” faz parte do disco duplo The White Album (1968), também conhecido como The Beatles. A maioria das músicas do nono álbum da banda britânica foi composta durante uma viagem de meditação transcendental para a Índia. No meio do processo, o quarteto de Liverpool mantinha divergências artísticas e pessoais entre si. Por isso, as 30 faixas criadas revelam as visões distintas de cada integrante.

Inclusive, a participação de Eric Clapton na música foi resultado das tensões dentro dos Beatles. Os integrantes não mostravam entusiasmo com a faixa de George Harrison, por isso o músico chamou o amigo guitarrista para a gravação.

+++ LEIA MAIS: White Album, dos Beatles, inspirou o Black Album, disco pirata cobiçado por colecionadores

Eric Clapton é um músico famoso pelo talento com a guitarra. Ele começou a carreira em 1962 e no ano seguinte se juntou ao grupo de rock Yardbirds. Após dois anos, o britânico entrou para o Bluesbreakers e depois para o Cream. A carreira solo de Clapton começou apenas em 1970. Na trajetória musical, o músico vendeu mais de 100 milhões de discos solos ao redor do mundo e apareceu três vezes no Rock and Roll Hall of Fame.

Ouça à música: