Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Há 54 anos, John Lennon conheceu Yoko Ono - relembre primeiro encontro do casal

Casal iniciou romance em 1968, mas se conheceu anos antes

Redação Publicado em 09/11/2020, às 10h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon e Yoko Ono no Bed-In (Foto: AP)
John Lennon e Yoko Ono no Bed-In (Foto: AP)

O relacionamento de John Lennon e Yoko Ono foi acompanhado pelo público do início ao trágico fim, com a morte do ex-Beatle em 1980. Fosse com a carreira artística de ambos ou o ativismo pessoal, como quando convidaram a imprensa para a lua de mel, a história dos dois sempre fascinou o público, entre críticos ferrenhos e apoiadores.

A história de Lennon e Yoko começou há 54 anos, em novembro de 1966, quando se conheceram em uma exposição de arte com trabalhos da artista, na galeria Indica, de John Dunbar. O galerista convidou Lennon para ver as obras de Yono antes mesmo da abertura da Unfinished Paintings And Objects - o que a deixou “um pouco furiosa” a princípio. “Eu não entendia o motivo [do convite]. Eu falei para Dunbar nunca trazer ninguém até que tudo estivesse pronto”, relembrou Ono em entrevista ao Museu de Arte Moderna (MoMA). “Pensei, ‘Ok, talvez ele seja um amigo muito próximo ou algo assim, então eu não deveria falar nada’”.

+++ LEIA MAIS: Filho achava John Lennon 'hipócrita' por defender a paz, o amor e destruir a própria família

Durante essa visita privada, Yoko seguiu Lennon e Dunbar para “ver o que estavam fazendo”. Uma das peças que Lennon mais gostou era uma pintura com uma lente de aumento e um pequeno “Yes” (Sim, em português) escrito no teto.

Peça de Oko Ono na exposição da galeria Indica (Foto: Reprodução/Flickr/Yoko Ono)

No livro Lennon Remembers, de 1971, o ex-Beatle explicou como a peça foi determinante na opinião dele sobre o trabalho de Yoko. “[Era] uma escada que dava para um quadro pendurado no teto. Parecia uma tela preta com uma corrente com uma luneta pendurada no final. Isso estava perto da porta de entrada”, contou o músico. “Eu subi a escada, olhei pela luneta e em letras minúsculas está escrito 'sim'. Então foi positivo. Me senti aliviado. É um grande alívio quando você sobe a escada e olha através da luneta e não diz 'não' ou 'foda-se' ou algo assim, diz 'sim'”.

+++ LEIA MAIS: Qual música de John Lennon foi considerada ‘estranha demais’ para os Beatles e recusada até no disco com Yoko Ono?

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes 

“Fiquei muito impressionado e John Dunbar nos apresentou - nenhum de nós sabia quem éramos, ela não sabia quem eu era, só tinha ouvido falar de Ringo [Starr], eu acho, significa maçã em japonês”, continuou Lennon sobre o encontro. “E Dunbar estava meio que apressando-a, dizendo: ‘Esse é um bom patrono, você deve ir e falar com ele ou fazer algo’. John Dunbar insistiu que ela dissesse um ‘olá’ ao milionário. E ela veio e me entregou um cartão que dizia 'respire' nele, uma de suas instruções, então eu apenas fui [respirar]. Este foi o nosso encontro”.

Apesar de Lennon apontar a data do encontro como 09 de novembro, a data mais provável é dia 07, pois a exposição abriu em 08 de novembro, como pontua o site Beatles Bible.

+++ LEIA MAIS: Quem é Sean Lennon: conheça o ‘filho planejado’ de John Lennon e Yoko Ono

Após a ocasião, ambos começaram a trocar correspondência antes de se tornarem amantes em 1968. Tanto Lennon quanto Yoko Ono eram casados ​​e já tinham filhos quando se conheceram, e pediram divórcio após iniciar o caso. 


+++ TERNO REI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO


Mais sobre os Beatles: as 14 músicas que a banda mais tocou nos shows:

1. “Twist and Shout”

374 vezes


2. “Long Tall Sally” (cover de Little Richard)

248 vezes


3. “She Loves You” 

210 vezes


4. “Roll Over Beethoven” (cover de Chuck Berry)

203 vezes


5. “Can't Buy Me Love”

198 vezes


6. “I Saw Her Standing There”

180 vezes


7. “From Me to You”

172 vezes


8. “A Hard Day's Night”

159 vezes


9. “I Wanna Be Your Man”

157 vezes


10. “All My Loving”

151 vezes


11. “I Want to Hold Your Hand”

146 vezes


12. “Money (That's What I Want)” (cover de Barrett Strong)

137 vezes


13. “I Feel Fine”

126 vezes


14. “Boys” (cover de The Shirelles)

125 vezes