Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Há 55 anos, Dennis Hopper estreava no cinema

Lendário ator integrou o elenco do clássico Juventude Transviada e se tornou grande amigo de James Dean

Da redação Publicado em 27/10/2010, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Há 55 anos Dennis Hopper estreava no cinema com <i>Juventude Transviada</i> - AP
Há 55 anos Dennis Hopper estreava no cinema com <i>Juventude Transviada</i> - AP

Há 55 anos, no dia 27 de outubro, estreava Juventude Transviada, clássico do cinema dirigido por Nicholas Ray. No elenco, James Dean, Natalie Wood, Sal Mineo e Dennis Hopper. O famoso filme marcou a estreia deste último nas telonas, iniciando uma consagrada carreira com grandes filmes na bagagem e uma trajetória sem igual em Hollywood, sustentada, entre outros fatores, por sua personalidade rebelde.

Em Juventude Transviada, sua participação é pequena (na pele do personagem Goon, integrante de uma gangue), mas foi lá que deu seus primeiros passos no cinema e nas drogas - que lhe foram apresentadas pelo icônico James Dean, de quem Hopper se tornou grande amigo. "Jimmy e eu usávamos peiote e maconha quando essas coisas não podiam ser mencionadas nem para os seus melhores amigos", disse certa vez, em entrevista à Rolling Stone.

O longa-metragem, lançado quase um mês após a morte de Dean em um acidente de carro, traz na história a rebeldia do garoto-problema Jim Stark (Dean), que chega a uma nova cidade (Los Angeles) junto a sua família e desafia as ordens até então estabelecidas, envolvendo-se com uma gangue de adolescentes de um colégio. O filme é considerado um marco no cinema, entre outros motivos, por apresentar uma crítica à sociedade norte-americana da época e sua moral, além de abordar o conflito entre diferentes gerações.

Entre os filmes de maior sucesso em sua carreira, estão: Easy Rider - Sem Destino (1969), pelo qual foi indicado ao Oscar de melhor roteiro, Apocalipse Now (1979), de Francis Ford Coppola, Veludo Azul (1986) e Velocidade Máxima (1994). Os problemas com drogas e seus relacionamentos conturbados infelizmente ganharam tanto destaque na mídia quanto a grandeza dos filmes dos quais fez parte.

Nascido em Dodge, no Kansas, em 1936, Hopper morreu aos 74 anos de idade, no dia 29 de maio deste ano, após meses de luta contra o câncer de próstata - que fora diagnosticado no final de 2009.

Leia aqui o perfil do ator, publicado na edição 47 da Rolling Stone Brasil.

No vídeo abaixo, Hopper fala sobre James Dean: