Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Há 61 anos, Chuck Berry lançava o clássico Johnny B Goode

A música se tornou um dos maiores clássicos do rock de todos os tempos

Redação Publicado em 31/03/2019, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chuck Berry (Foto:AP Photo/James A. Finley, Arquivo)
Chuck Berry (Foto:AP Photo/James A. Finley, Arquivo)

Em 31 de março de 1958, o cantor e compositor Chuck Berry lançou a música que viria a se tornar um dos maiores clássicos do rock: "Johnny B. Goode". 

Em seu ano de lançamento, a canção atingiu a 2ª posição no top 100 músicas de R&B da Billboard, e também ficou em 8º na lista geral das mais tocadas. Além disso, ela se encontra em 7º no raking da Rolling Stone EUA das 500 melhores músicas de todos os tempo.

Berry a escreveu em 1955, e conta a história de um garoto analfabeto do interior, mas que tocava muito bem guitarra. Ele chegou a admitir que a letra é parcialmente autobiográfica e que originalmente, a letra se referia a um "menino de cor", mas optou por mudar para garantir que seria tocada no rádio.

Em um texto parao o The Guardian, Joe Queenan afirma que essa é "provavelmente a primeira música escrita sobre quanto dinheiro um músico consegue ganhar tocando guitarra". 

A jornada de Johnny B. Goode chegou a ganhar outras quatro faixas compostas pelo guitarrista: "Bye Bye Johnny", "Go Go Go", "Johnny B. Blues" e "Lady B. Goode". Ele também homenageou o personagem com o nome de um disco, juntamente com uma música instrumental de quase 19 minutos que dá nome ao álbum: Concerto in B. Goode.

Além de fazer parte de uma cena icônica do primeiro De Volta Para o Futuro, "Johnny B. Goode" já foi regravada por artistas como os Beatles, Jimmi Hendrix, Peter Tosh, Judas Priest, Elvis Presley e até o NOFX. Ah! E claro, a versão clássica da banda Cidade Negra.