Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Há 92 anos, O Cruzeiro mudou para sempre a imprensa brasileira; relembre revista icônica

Revista ficou em circulação por quase 60 anos e trouxe inovações ao gênero

Redação Publicado em 10/11/2020, às 12h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Edição da revista O Cruzeiro de abril de 1953 (Foto: Reprodução/Youtube)
Edição da revista O Cruzeiro de abril de 1953 (Foto: Reprodução/Youtube)

A primeira edição da icônica revista O Cruzeiro, um dos títulos mais importantes da história da imprensa brasileira, foi lançada há 92 anos, em em 10 de novembro de 1928. Editada pelos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, a revista ficou em circulação até 1975.

A revista ilustrada foi um marco para o jornalismo cultural e fotojornalismo no Brasil. Uma das primeiras do gênero de variedades no país, com páginas sobre cinema, saúde, literatura, notícias da semana, política e até humor.

+++ LEIA MAIS: Rolling Stone faz 53: relembre a primeira edição da revista

O Cruzeiro promoveu diversas inovações no ramo, fosse pelo design gráfico, a abundância de imagens ou as grandes reportagens. De acordo com a Biblioteca Nacional, o título “era a opção mais sofisticada no jornalismo brasileiro de então”, com qualidade superior no papel, impressão, time com grandes nomes do jornalismo nacional e internacional e parceria com agências de notícias por todo país e também em território estrangeiro.

Na redação, os jornalistas costumavam trabalhar em duplas, com um repórter para o texto e outro para as fotos - a mais conhecida foi entre o francês Jean Manzon e o brasileiro David Nasser, mais tarde elevado ao cargo de diretor da revista após a morte de Chateaubriand em 1968.

+++ LEIA MAIS: Martin Scorsese cobra governo brasileiro para salvar Cinemateca: ‘Artes são necessidade’

Foi tambémna revista que o cartunista Péricles de Andrade Maranhão criou o personagem O Amigo da Onça, que seguiu um sucesso entre o público mesmo após o suicídio do criador, em 1961, quando passou a ser ilustrado por outros membros da equipe.

A revista chegou ao fim em 1975, após o declínio das vendas e o crescimento de concorrentes, como a Manchete, Realidade e Fatos & Fotos, mais atualizadas e em expansão ao longo da década de 1960.


+++ MANU GAVASSI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

+++‌ ‌SIGA‌ ‌NOSSO‌ ‌SPOTIFY‌ ‌-‌ ‌conheça‌ ‌as‌ ‌melhores‌ ‌ seleções‌ ‌musicais‌ ‌e‌ ‌novidades‌ ‌mais‌ ‌quentes