Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Há exatos 20 anos, o Slipknot estreava com disco agressivo, aterrorizante e Corey Taylor no vocal

E o novo disco já tem data para agosto deste ano

Redação Publicado em 29/06/2019, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa de estreia do Slipknot, de 1999 (Foto: Divulgação)
Capa de estreia do Slipknot, de 1999 (Foto: Divulgação)

No dia 29 de junho de 1999, a banda Slipknot lançava seu disco homônimo com o vocalista Corey Taylore explorando um metal ainda mais intenso do que aquele “nu metal” o qual as pessoas estavam acostumadas. Quando a banda eclodiu na cena a partir desse álbum, eles foram inseridos dentro desse fenômeno,  no entanto, não era isso que eles faziam: o Slipknot levou o metal extremo para as massas.

Produzido por Ross Robinson, o disco ocupou o 51º lugar na Billboard 200. Foi com a ajuda de Robinson que o grupo encontrou o som e o estilo que os guiam até os mais recentes trabalhos.

Com esse álbum de 1999, a banda estabeleceu sua estreia, anos depois de pavimentarem o caminho com considerou a sua estreia oficial, apesar de que eles haviam lançado uma demo, Mate. Feed. Kill. Repeat, em 1996. Foi então queSlipknotcriou um trabalho que visava aumentar ainda mais a ferocidade do heavy metal.

LP também marcou o início da relação da banda com a gravadora Roadrunner Records, com a qual o Slipknot lançou todos os seus discos desde então. Ross Robinson juntamente com a gravadora acompanhou a banda com essa estreia e quis colocar essa intensidade nas performances ao vivo.

A banda chamou atenção por ser bastante característica com seus nove membros e todos usarem máscaras. Corey Taylor e Mick Thomson estão no Slipknot desde a produção do álbum que completa 20 anos.

O espírito caótico encontrado na música “sic” encaminhou a banda por todo disco, com transições sólidas de faixa por faixa. É desse trabalho que rendeu uma das músicas mais conhecidas e famosas da banda, “Wait and Bleed”.

Para a Rolling Stone, o Slipknot é um disco de “metal com ‘m’ maiúsculo”. Isso porque, a agressividade e o som pesado feito por eles foram louváveis e amplamente reconhecidos. 

Nesta semana, Corey falou sobre o sexto disco do grupo We Are Not Your Kindque chega nas lojas em agosto deste ano. Ele contou que a banda atingiu um novo patamar criativo e que pode se esperar um trabalho diferente de todos que eles já fizeram.

+++ De Emicida a Beyoncé: Drik Barbosa escolhe os melhores de todos os tempos