Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Há um ano, Brasil batia 5 mil mortos e Bolsonaro dizia: 'E daí?' - agora são 400 mil

A gestão do governo dificultou o combate à doença, e é acompanhada de diversas declarações polêmicas do presidente

Camilla Millan Publicado em 30/04/2021, às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)
Jair Bolsonaro (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)

Na quinta, 29, o Brasil chegou ao assustador número de 400 mil mortes por Covid-19. Em 24 horas, foram mais de 3 mil óbitos. Os tristes dados refletem a gravidade da pandemia no país, assim como a gestão do governo Bolsonaro, que negou a compra de vacinas, apoiou tratamentos sem eficácia comprovada e menosprezou as vidas perdidas.

Há quase um ano, em 28 de abril de 2020, Bolsonaro dizia a famosa frase “e daí?” para os 5 mil mortos que se somavam pela pandemia na época. Naquele momento, o Brasil ultrapassava as mortes na China - e quando questionado, o presidente minimizou a gravidade da situação.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro reclama de investigações sobre governo na pandemia: 'Completamente direcionada contra mim'

Conforme noticiado pelo G1, Bolsonaro comentou sobre as cinco mil mortes no Palácio da Alvorada dia 28 de abril de 2020: "E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre". Em seguida, solidarizou-se com as famílias das vítimas, e continuou: “Mas é a vida. Amanhã vou eu. Logicamente, a gente quer ter uma morte digna e deixar uma boa história para trás.”

Um ano depois, o Brasil chegou a 400 mil mortes pela doença - e ao longo do caminho, houve diversas declarações do presidente que minimizaram as mortes, foram contrárias às orientações das autoridades de saúde e desrespeitaram as vítimas.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro menospreza recorde de óbitos por Covid-19: 'Em todo local está morrendo gente'

Declarações de Bolsonaro

Em março de 2020, durante pronunciamento nacional, Bolsonaro chamou a Covid-19 de “gripezinha”, conforme relembrado pela BBC. Poucos dias depois, em 20 de abril do mesmo ano, o presidente se negou a responder sobre os 2.584 mortos e 40.616 casos da doença no país, e disse (via G1): “Eu não sou coveiro”.

Quando o Brasil chegou aos 17.971 mortos, em 19 de maio de 2020, Bolsonaro conversou com o jornalista Magno Martins, e brincou ao aconselhar a população a usar tratamentos sem eficácia comprovada contra Covid-19. Segundo matéria do Estadão, o presidente disse: "Quem é de direita toma cloroquina, quem é de esquerda, Tubaína."

+++LEIA MAIS: Bolsonaro comenta sobre ações do governo contra Covid-19: ‘Não errei em nada’

Ao se posicionar contra a vacinação da população brasileira, Bolsonaro insinuou, em 19 de dezembro, que não se responsabilizaria por efeitos colaterais da vacina da Pfizer. Na época, o país acumulava 186.365 mortes pela doença. “Se você virar um jacaré, é problema seu,” comentou.


Consequências

As declarações do presidente, assim como diversas fake news circulando nas redes, dificultaram o combate à pandemia. A desinformação cresceu, assim como o uso de tratamentos sem eficácia comprovada e o número de pessoas contrárias às vacinas. Segundo o Datafolha, em dezembro de 2020, 22% da população Brasileira disse que não iria se vacinar contra a doença. 

+++LEIA MAIS: Brasil vive ‘inferno furioso de surto’ da pandemia, diz OMS

A falta de confiança do governo na “vacina chinesa” atrasou a importação de insumos para a fabricação da Coronavac, do Butantan: “Da China nós não compraremos,” disse Bolsonaro, em outubro de 2020, à Jovem Pam. Atualmente, o ritmo de imunização está lento, e em diversas cidades faltam doses para a população.

Sem uma campanha nacional de vacinação definida, também faltaram informações sobre imunização à população e aos profissionais da saúde. De acordo com a BBC, diversas doses foram jogadas fora no início de 2021 por não haver orientações a respeito de armazenamento, aplicação e uso de frascos abertos.

+++LEIA MAIS: Por que o Brasil está tão atrasado na vacinação?

Assim, desde janeiro de 2021, o Brasil vacinou com a primeira dose 13,6% da população. Em relação à segunda dose, a porcentagem é ainda menor: 6,3%.


Investigações

Devido à gravidade da pandemia no Brasil, a gestão do governo Bolsonaro é acusada mundialmente de crimes contra a humanidade. O Parlamento Europeu critica o presidente pelo equívoco em decisões políticas, segundo o UOL.

De acordo com o colunista Guilherme Amado, da ÉPOCA, uma comissão criada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também afirmou que Bolsonaro (sem partido) cometeu diversos crimes durante a gestão da pandemia de Covid-19. 

+++LEIA MAIS: Bolsonaro recusou 11 ofertas para compra de vacinas; entenda

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPI da Covid) está investigando as omissões do governo durante a pandemia, e deve entregar um relatório final com o total de vezes que os imunizantes foram negados pelo governo federal. Por enquanto, foram comprovadas 11 propostas para o fornecimento da vacina recusadas, conforme a coluna de Octavio Guedes no G1.


+++ KONAI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL