Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Hall da Fama do Rock prepara tributo a Chuck Berry

Semana com exposição de objetos pessoais e show em homenagem ao guitarrista começa no dia 18 de outubro

Rolling Stone EUA Publicado em 13/10/2012, às 10h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nº 5 - Chuck Berry: texto escrito por Joe Perry, do Aerosmith - AP
Nº 5 - Chuck Berry: texto escrito por Joe Perry, do Aerosmith - AP

O Hall da Fama do Rock está se em fase de preparação para celebrar Chuck Berry durante uma semana especial. A exposição Roll Over Beethoven: The Life and Music of Chuck Berry irá ser inaugurada no dia 18 de outubro, que é quando o guitarrista completa 86 anos. A mostra vai incluir contratos históricos, roupas memoráveis, panfletos de shows marcantes e outras relíquias relacionadas a uma das mais importantes carreiras da música moderna. Letras de músicas como “Carol” e “School Days”, além de guitarras usadas por ele, já fazem parte da coleção permanente do museu.

Galeria: os 100 maiores guitarristas de todos os tempos.

As celebrações culminarão no dia 27 de outubro, com um show de tributo a Chuck Berry no State Theater de Cleveland. O show terá participações de Merle Haggard, M. Ward, Daryl "DMC" McDaniels, Joe Bonamassa, Rick Derringer, Ronnie Hawkins, David Johansen e outros. Berry também deve se apresentar.

Outros eventos relacionados no Hall da Fama do Rock incluem a exibição do filme Hail! Hail! Rock N' Roll!, de 1987, um show do Rick Derringer Trio e uma palestra do escritor Greg Tate. Os eventos fazem parte do American Music Masters Series, evento do Hall da Fama que anualmente celebra nomes importantes. Alguns dos homenageados anteriores são Les Paul, Lead Belly, Janis Joplin, Aretha Franklin e Fats Domino.

A agenda de Chuck Berry ficou mais tranquila nos últimos anos, mas ele continua tocando uma vez por mês no Blueberry Hill's Duck Room, em sua cidade natal – St. Louis, no Missouri. Ele também tem apresentações marcadas em um cassino em Illinois e no Texas. O guitarrista normalmente viaja sem banda de apoio e deixa a cargo dos contratantes a missão de encontrar músicos que estejam aptos a acompanhá-lo em cada show. Seu filho, Chuck Berry Jr, constantemente assume a guitarra, enquanto sua filha Ingrid às vezes é a responsável por tocar gaita.