Harry Potter: 9 vezes que Rony e Harry não foram bons amigos - e brigaram feio

Apesar de serem melhores amigos, os dois personagens nem sempre apoiam um ao outro nos momentos difíceis

Redação Publicado em 29/12/2019, às 11h00

None
Harry Potter e a Ordem da Fênix (Foto: Warner / Divulgação)

Harry Potter e Rony Weasley se conheceram no primeiro ano de Hogwarts e rapidamente criaram uma amizade que, até onde J.K. Rowling nos contou, duraria para o resto da vida deles.

Ao longos dos filmes, os dois personagens provam que estão dispostos a ajudar um ao outro em qualquer circunstância, isso inclui fugas em carros voadores e passeios pela Floresta Proibida ao lado de aranhas sinistras.

Porém, existem diversos momentos da franquia em que os amigos tomam atitudes questionáveis, brigam entre si e até mesmo abandonam um ao outro em momentos difíceis.

Confira 6 vezes que Harry Potter e Rony Weasley não foram tão bons amigos assim:

Ron não fica com Harry quando ele é proibido de ir a Hogsmeade

Em o Prisioneiro de Azkaban, todos os alunos do terceiro ano participam de um passeio à Hogsmeade, exceto por Harry, pois os tios dele jamais assinariam um documento da escola bruxa - ainda mais para deixar o sobrinho feliz.

E Rony não consola o amigo em nenhum momento, aliás ele vai para o passeio e, quando volta de Hogsmeade, fala detalhadamente de todas as lojas que visitou sem ao menos perguntar para Harry se ele se sente confortável em ouvir as histórias sobre o dia dele.

+++ LEIA MAIS: Elenco de Harry Potter comenta possibilidades de reviver personagens da saga


Ron não acredita que o nome de Harry foi colocado acidentalmente no Cálice de Fogo

Uma das maiores brigas entre Harry e Rony acontece em O Cálice de Fogo. Todos nós sabemos que Rony sempre teve uma certa inveja da fama do melhor amigo e isso fica evidente quando Harry é inscrito no Torneio Tribruxo.

Apesar de falar diversas vezes que não tentou colocar o próprio nome no Cálice, Rony se recusa a acreditar nas palavras do amigo e o acusa  de querer ganhar mais popularidade no mundo bruxo.

+++ LEIA MAIS: Ator de Harry Potter anuncia novo filme da saga - mas era uma mentira por uma boa causa


Harry raramente consola Rony

Harry não é a melhor pessoa do mundo quando o assunto é consolar alguém, porém, em alguns momentos o personagem nem mesmo tenta confortar os amigos, entre eles Rony.

Em nenhum momento do O Cálice de FogoHarry tenta conversar com Rony sobre o problema de autoestima dele. E, quando o melhor amigo chega abalado no Salão Comunal da Grifinória e conta como foi rejeitado por Fleur Delacour, Harry simplesmente abandona ele no meio da conversa para chamar as irmãs Patil para o Baile de Inverno.

+++ LEIA MAIS: Bruxos no dentista? 9 questões mal resolvidas do universo de Harry Potter [LISTA]


Harry briga com Rony mesmo quando ele é o único defendê-lo

No quinto ano de Hogwarts, Harry é acusado de mentir sobre o retorno de Voldemort e a morte de Cedrico Diggory. Rony apoia o melhor amigo até mesmo quando os alunos da Grifinória se voltam contra ele. Ao invés de agradecer o amigo, Harry desconta em Rony todas as frustrações que carrega consigo.

+++ LEIA MAIS: Harry Potter: teoria diz que Rony e Dumbledore são a mesma pessoa; entenda


Harry não interfere na briga de Rony e Hermione

Durante o sexto ano, Rony começa a namorar Lilá Brown e Hermione se afasta do amigo por não conseguir confessar que está com ciúme da relação deles. Com toda a inocência do mundo, Rony não entende o motivo de Hermione estar brava com ele e Harry não se esforçar nem um pouco para resolver a situação entre os dois.

+++ LEIA MAIS: Parabéns, Harry Potter: Como é a vida do bruxo aos 39 anos?


Rony abandona Harry durante a busca pelas Horcruxes

Quando os três amigos enfrentam um viagem perigosa em busca das Horcruxes, nós percebemos como o medo e o estresse podem afetar cada um deles. Harry se irrita com o rádio de Rony, que tenta se manter informado sobre a família. 

Sob o efeito da Horcrux, Rony diz para Harry que ele não entende a situação pela qual passa, porque não os pais dele estão mortos. Em seguida, o personagem decide abandonar o melhor amigo, se volta contra Hermione quando ela escolhe continuar com a missão e insinua uma relação amorosa entre ela e Harry.

+++ LEIA MAIS: Por que o rosto de Voldemort, vilão de Harry Potter, é tão desfigurado?


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'