Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Harry Potter no cinema: do pior para o melhor, segundo os fãs

A franquia criada por J.K. Rowling completou em 17 anos na telona em 2018

Redação Publicado em 05/12/2018, às 16h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Daniel Radcliffe como Harry Potter (Foto: Reprodução)
Daniel Radcliffe como Harry Potter (Foto: Reprodução)

Faz 17 anos que o primeiro filme de Harry Potterchegou aos cinemas e, depois disso, vieram mais nove longas; no total são oito da franquia original e dois spinoff já lançados.

Os fãs do menino bruxo não se contentam com pouco e já se mostraram várias vezes intransigentes quando se trata da maneira como a história vem sendo tratada por J.K. Rowling, criadora do universo de Harry Potter.

Mas, depois de tanto tempo convivendo com as adaptações para a telona, o que é que o público realmente acha dos longas? Com informações e dados do site Rotten Tomatos, listamos todos os filmes de Harry Potter baseados na opinião de quem mais entende do mundo bruxo, os fãs, do mais odiado para ao preferido.

10) Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald(2018)
Este é o filme com a porcentagem mais baixa de aprovação do público, com apenas 64%. A maior queixa entre o público é que a de que, ao contrário dos outros longas, este não tem personagens novos interessantes o bastante.

9) Harry Potter e o Cálice de Fogo(2005)
Entre os filmes da franquia original, Harry Potter e o Cálice de Fogo é que tem a menor porcentagem, com 74%. Ele é o quarto filme e, embora alguns fãs se queixam por ele parecer “um longo teaser para o quinto filme”, há quem ache uma boa maneira de inaugurar os capítulos finais da série.

8) Harry Potter e o Príncipe Mestiço(2009)
Com 77% de aprovação, o público começou a sentir o cansaço da franquia com este sexto filme. Para muitos, ele foi “decente”.

7) Animais Fantásticos e Onde Habitam(2016)
Cinco anos depois que Harry Potter chegou ao fim, estreou Animais Fantásticos e Onde Habitam. O público deu a este novo filme uma classificação de 79%, embora tenha vindo com diversas críticas diferentes: tem quem goste do passeio pelo universo do menino bruxo e quem tenha ficado desapontado com a extensão do mundo mágico.

6) Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)
A euforia do primeiro filme já tinha começado a desaparecer na segunda parte da série. Na época em que o filme foi lançado, em 2002, os fãs já estavam lendo O Cálice de Fogo e as aventuras pela Câmara Secreta entediavam o público, que avaliou este com 80% de aprovação.



5) Harry Potter e a Ordem de Fênix (2007)
Com 81% entre os fãs, o quinto filme condensou o livro mais longo da série em duas horas e 18 minutos. Este era um momento de transição da franquia, que se aproximava do fim. 

4) Harry Potter e a Pedra Filosofal(2001)
Conhecido por ser bastante fiel à obra original, as críticas negativas eram apenas para o enredo infantil demais. O público deu 82% para o primeiro filme de Harry Potter.

3) Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1(2010)
Relíquias da Morte - Parte 1 é uma preparação para o final triunfante na Parte 2, e ainda assim, o diretor David Yates conseguiu manter o público entretido em um filme que poderia ter sido uma exposição pura. Os fãs deram a este filme 85% de aprovação.

2) Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)
Tido como o "mais sombrio" de todos os filmes da franquia, a adaptação do terceiro livro, dirigida por Alfonso Cuarón, obteve uma pontuação de 86%.



1) Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2(2011)         
O tão aguardado final é um dos mais amados de todos os filmes, então, o público deu ao término da franquia 89%.