Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Hayao Miyazaki voltou a dirigir porque ficou entediado com aposentadoria: 'Precisava criar algo para viver'

Atualmente, Miyazaki dirige How Do You Live?, longa animado desenhado 100% à mão

Felipe Grutter | @felipegrutter (com supervisão de Julia Harumi Morita) Publicado em 05/02/2021, às 12h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hayao Miyazaki (Foto: Frazer Harrison/Getty Images)
Hayao Miyazaki (Foto: Frazer Harrison/Getty Images)

Depois de vasto currículo com animações que marcaram época, Hayao Miyazaki se aposentou, mas um tempo depois acabou por sair. De acordo com o filho do diretor, Goro, em entrevista ao /Film, o pai voltou à ativa porque ficou entediado e "precisava criar algo para viver."

"Fiz Ronja, the Robber’s Daughter, série de TV, com um estúdio externo. Depois disso, quando voltei para o Studio Ghibli, não havia ninguém aqui e era como um depósito, muito vazio", disse. "Pensei: 'Ok, então não farei mais filmes.' Quando vi Toshio Suzuki, nosso produtor, ele realmente parecia feliz e disse: 'Posso me aposentar agora!' Mas então Hayao Miyazaki não foi capaz de ficar longe por tanto tempo. Ele precisava criar algo para viver, basicamente."

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

Goro continuou: "Então meu pai começou a fazer um curta-metragem para o museu [do Ghibli] e depois fez seu o longa-metragem. [Akemi Ôta] a esposa de Hayao Miyazaki, minha mãe, costumava dizer: 'Gostaria que você se aposentasse, relaxasse e aproveitasse o resto de sua vida.'"

No entanto, Ôta aceitou o fato do qual o marido "não consegue parar de criar," e falou para Miyazaki: "Se prefere criar até o fim da sua vida, então vá para o estúdio, vá para o escritório todos os dias."

Recentemente, o Studio Ghibli reabriu a instalação de animação para a produção de Earwig and the Witch e do próximo longa-metragem de Hayao Miyazaki, How Do You Live?.

+++LEIA MAIS: Homem-Aranha 3 é 'o filme de super-herói mais ambicioso já feito', diz Tom Holland

Em entrevista de 2017 (via IndieWire), Toshio Suzuki, produtor do Studio Ghibli, falou sobre o encerramento da aposentadoria de Miyazaki.

"Miyazaki faz o novo filme para o neto. É a maneira dele de dizer: 'Vovô vai para o outro mundo, mas deixa para trás este filme.'" No entanto, também existia outro motivo para a volta da aposentadoria do cineasta: estava inquieto demais para essa nova vida de aposentado.

+++LEIA MAIS: 36 anos de ‘We Are The World’ - 5 curiosidades dos bastidores da gravação [FLASHBACK]

Earwig and the Witch, dirigido por Goro, chegou ao HBO Max nos EUA nesta sexta, 5. Já a produção de How Do You Live?, de acordo com Suzuki em declaração feita em 2020, vai demorar mais três anos porque a animação é desenhada 100% à mão.


+++ PAI EM DOBRO | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL