Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

HBO Max retornará E o Vento Levou para catálogo… Mas explicado por professora negra

O filme saiu do streaming por cenas "racialmente insensíveis", e retorna em novo recorte

Redação Publicado em 17/06/2020, às 17h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de ...E o Vento Levou (Foto: Reprodução / Silver Screen Collection)
Cena de ...E o Vento Levou (Foto: Reprodução / Silver Screen Collection)

HBO Max, serviço de streaming, anunciou o retorno do clássico ...E o Vento Levouao catálogo. O filme de 1939 foi retirado na última semana, em meio a protestos deBlack Lives Matter, por conteúdo racista e preconceituoso. Agora, ganha uma “nova moldura”: contexto histórico.

Sandra Dewey, diretora de conteúdo do HBO Max, explicou à Variety a decisão de retirar, temporariamente, ...E o Vento Levoudo catálogo: “Estamos sendo lentos e cuidadosos, e essa é a resposta certa. O filme será introduzido com contexto. Não queremos perder o conteúdo - e ele é amplo - descrito, corretamente, como racialmente insensíveis. Mas precisamos de uma nova moldura para eles, no discurso atual.”

___ LEIA MAIS: Ex-Black Sabbath, Geezer Butler comenta homenagem de Tom Morello à Black Lives Matter e à banda

Para isso, a empresa convidou a professora Jacqueline Stewart. Ela ensina cinema na Universidade de Chicago, e é diretora da Black Cinema House. ...E o Vento Levou terá uma introdução criada por ela, para intervir, explicar a problemática do filme - e porque é importante continuar a disucssão do racismo.

“Para mim,” disse a mestra à CNN, “é uma oportunidade de pensar no que os filmes clássicos podem ensinar. As pessoas, agora, buscam filmes para encontrar uma reeducação racial. [...] Podemos ter uma conversa mais produtiva sobre vidas negras dentro e fora das telas.”

+++ LEIA MAIS: O fim de Law and Order SVU? Em meio a protestos de Black Lives Matter, série perde prestígio

Dewey e Stewart, então, levarão essa discussão para a HBO Max. “Como empresa, sentimos um grande senso de responsabilidade,” opina a diretora de conteúdo. “Precisamos abordar o assunto de frente, tentar entender profundamente, para termos certezas que contamos as histórias certas.”

+++ DELACRUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO