Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Heitor Dhalia vai dirigir thriller em Hollywood

April 23 se foca em espião soviético que precisa escolher entre ser leal ao país ou à família que, sob disfarce, montou nos EUA

Da redação Publicado em 12/11/2009, às 11h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Depois de lançar a coprodução Brasil-EUA À Deriva, Heitor Dhalia assumirá a direção do thriller de espionagem April 23, produzido pela Lakeshore Entertainment. A companhia está por trás de gama eclética de filmes, como a comédia romântica A Verdade Nua e Crua, o drama Menina de Ouro e o terror Anjos da Noite 3.

Dhalia segue, assim, o passo de outros brasileiros à frente de projetos internacionais, como Fernando Meirelles (Ensaio Sobre a Cegueira, O Jardineiro Fiel), Walter Salles (Água Negra, Diários de Motocicleta) e José Padilha (os inéditos Sigma Protocol e The Willing Patriot).

April 23 toma como base Sadness at Leaving: An Espionage Romance (algo como "tristeza na partida: um romance de espionagem"), livro em que o turco Erje Ayden conta a história real de um assassino da KGB (equivalente soviético à CIA) mandado à Manhattan nos anos 60, auge da Guerra Fria. Uma vez em solo inimigo, ele tem a missão de ganhar traquejo como cidadão norte-americano até ser chamado para matar um desertor. Há uma reviravolta no caso: apegado aos Estados Unidos, onde casou e teve um filho com uma cidadã local, ele precisa optar entre família e lealdade à sua nação de origem.

Tom Rosenberg, um dos produtores do filme, deu sua opinião sobre o trabalho do brasileiro: "Heitor é um dos cineastas mais brilhantes da América do Sul e está à beira do reconhecimento mundial". O roteiro é assinado por outra produtora, Hanna Weg.

O nome de Dhalia ecoou no cenário internacional quando À Deriva foi escolhido para entrar na programação do Festival de Cannes deste ano. Antes disso, O Cheiro do Ralo (que, nos países de língua inglesa, ganhou o batismo Drained) tinha sido indicado ao prêmio do júri no Festival de Sundance de 2007.

O diretor, que estreou em longa-metragem há cinco anos, com Nina, também trabalha em outra produção internacional: Una Mujer, Un Arma, sobre uma garota brasileira que, ao fugir de seu passado, vai parar na Patagônia.