Herbie Hancock anuncia a criação do Dia Internacional do Jazz

Pianista e embaixador da UNESCO estabeleceu o dia 30 de abril como data oficial para celebrar o gênero

Redação Publicado em 20/03/2012, às 12h33 - Atualizado às 12h49

Herbie Hancock
Site oficial

O pianista e embaixador da boa vontade da UNESCO Herbie Hancock anunciou a criação do Dia Internacional do Jazz, como forma de homenagear e promover o gênero ao redor do mundo. O 30 de abril foi escolhido pelo ex-integrante do Miles Davis Quintet para a comemoração.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

"Muitos países foram afetados de maneiras muito cruciais pela presença do jazz", disse Hancock à revista norte-americana Billboard. "O jazz foi a voz da liberdade em tantos países durante a metade do século passado. (...) [Essa data] é realmente sobre o aspecto diplomático internacional do jazz e como ele foi, durante boa parte de sua história, uma grande força ao unir pessoas de vários países e culturas diferentes."

As comemorações do Dia do Jazz começarão a partir de 27 de abril com um evento na sede da UNESCO em Paris, com palestras, discussões e workshops, além de um show com a participação de Hancock e da brasileira Tania Maria, entre outros. No dia 30 de abril, Hancock subirá novamente aos palcos no local em que é considerado o berço do jazz, a Congo Square de Nova Orleans, nos Estados Unidos.