Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

A história de quebrar o coração por trás de ‘Helena’, do My Chemical Romance

A canção faz parte do disco Three Cheers for Sweet Revenge, lançado em 2004

Redação Publicado em 30/01/2020, às 13h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gerard Way no clipe de "Helena" do My Chemical Romance (Foto: Reprodução)
Gerard Way no clipe de "Helena" do My Chemical Romance (Foto: Reprodução)

"Helena" é uma das canções mais famosas do My Chemical Romance e uma das mais tristes também. Gerard Way compôs a letra em homenagem a avó dele, que morreu durante a produção do disco Three Cheers for Sweet Revenge.

Segundo o site Ultimate Guitar, a avó dos irmãos Way, Elena, foi quem ensinou Gerard a cantar e pintar. Além disso, foi ela que presenteou o líder da banda com a van que aparece no clipe de "I'm Not Okay (I Promise)".

+++ LEIA MAIS: 21 easter eggs no vídeo do My Chemical Romance que você provavelmente não percebeu: de Black Parade a Helena e novo disco [LISTA]

Na letra da canção, o líder do My Chemical Romance conta a história do um homem que sofre um acidente de carro e acredita ter morrido junto com uma jovem chamada Helena. Contudo, mais tarde, o homem descobre que a moça sobreviveu à tragédia.

+++ LEIA MAIS: As 9 melhores músicas do My Chemical Romance - depois de 9 anos de espera pelo retorno da banda

Já o clipe é junção de todos os símbolos da cultura emo: igrejas, velas, funerais em dias de chuva, maquiagem pesadas, cabelos escuros e uma dançarina vestida de preto que se levanta do caixão e dança ao som da canção melancólica.

Gerard considera "Helena" o clipe mais difícil da carreira dele e revelou que deixou o set diversas vezes durante a produção em uma entrevista com o biógrafo da banda, Tom Bryant. 

"Foi extremamente catártico no início, mas o vídeo foi o mais difícil que nós já fizemos por causa disso [a morte da avó]. Eu acho que por isso é o nosso melhor [clipe]. Foi quase torturante fazer. Eu apareci e o caixão era o mesmo", disse o vocalista.

+++ LEIA MAIS: Playlist: 17 músicas que todo emo dos anos 2000 ouviu até cansar

Ele completou: "Teve muitos momentos que eu tive que deixar o vídeo. Era um clima muito sombrio. Era muito silencioso. Nós todos nos sentamos na igreja muito quietos… Talvez esteja aí a mágica do vídeo, porque veio de um lugar completamente natural. O funeral da minha avó foi muito difícil e esse vídeo foi como reviver isso de novo. Esse vídeo foi muito especial, realmente pessoal". 

Além do single ter se tornado um dos maiores hits da banda, Gerard fazia questão de fazer uma homenagem para avó antes das performances nos shows. Antes dos músicos tocarem a canção, o vocalista tinha o costume de olhar para cima e dizer: "Ei, vó, como você está?".

Assista ao clipe de "Helena": 


 +++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 2), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL