A história estelar por trás de ‘Space Oddity’, a música espacial de David Bowie

Canção foi o primeiro grande hit do artista

Redação Publicado em 10/11/2020, às 09h10

None
David Bowie (Foto: Joe Schaber/ AP Photo)

No dia 11 de julho de 1969, a vida de David Bowie mudaria para sempre com o lançamento do hit "Space Oddity" e a criação do icônico Major Tom. Inclusive, a canção coincidiu com a saída da Apollo 11 da Terra, mas a missão da NASA não foi a grande responsável pelo surgimento do primeiro sucesso do Camaleão do Rock.

Tudo começou no início dos anos 1960, quando Bowie ainda procurava ser um músico de sucesso. Nesse período, ele levava o nome artístico de Davy Jones, mas o trocou, em 1966, porque outro artista com o mesmo nome tinha bastante popularidade como membro do The Monkees.

+++LEIA MAIS: Ney Matogrosso entrevista Duda Brack, Duda Brack entrevista Ney Matogrosso: Pulsações artísticas, sexualidade e experimentações

Além disso, os anos 1960 representaram a popularização da música psicodélica - e o Camaleão do Rock tentou pegar essa onda. "Space Oddity" começou a virar realidade quando ele assinou contrato com a Mercury Records e conheceu Gus Dudgeon, produtor de Elton John. Então, o cantor conseguiu gravar a canção e o resto é história.

A música fala sobre o personagem fictício Major Tom enquanto se vê em um fim trágico na imensidão solitária do espaço sideral. Vale lembrar que a gravadora apressou o lançamento da obra para coincidir justamente com a chegada da Apollo 11 na Lua. A BBC reproduziu "Space Oddity" na cobertura do lançamento da NASA, o que fez a canção atingir popularidade nacional.

Como dito anteriormente, a missão não foi responsável pela inspiração de David Bowie para criar a música, mas sim um filme de Stanley Kubrick. "Eu escrevi porque fui assistir a 2001: Uma Odisseia no Espaço e achei maravilhoso", disse o artista à Performing Songwriter. "Eu estava meio fora de mim, fiquei muito chapado e então fui assisti-lo várias vezes seguidas. Foi uma revelação. Isso fez a música fluir."

+++LEIA MAIS: Detonautas debocha de fake news bolsonaristas em nova música didática; ouça 'Kit Gay'

Junto de Ziggy Stardust e Thin White Duke, Major Tom foi um dos personagens mais populares do Camaleão do Rock. No entanto, o astronauta ficou por um bom tempo fora do radar e só voltou a aparecer em uma música do artista 11 anos depois, no hit "Ashes to Ashes". Ele também está na "Hallo Spaceboy", lançada em 1995.


+++ MANU GAVASSI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes