Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

História por trás de ‘Mr. Tambourine Man’, de Bob Dylan, envolve um trágico acidente; entenda

O ícone folk se inspirou em um colega de trabalho, o qual carrega uma história única na música

Redação Publicado em 02/06/2021, às 11h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bob Dylan (Foto: Landmark / MediaPunch / IPX)
Bob Dylan (Foto: Landmark / MediaPunch / IPX)

"Mr. Tambourine Man" é uma das músicas mais famosas de Bob Dylan e foi regravada pelo ícone do folk diversas vezes ao longo dos anos, segundo o Showbiz CheatSheet. Mas você sabia que a história por trás da canção envolve um acidente trágico com fogos de artifício?

Composta em 1964 para o disco Bringing It All Back Home (1965), "Mr. Tambourine Man" foi inspirada em Bruce Langhorne, guitarrista presente na gravação original da composição e parceiro de longa data de Dylan.

+++ LEIA MAIS: Como foi o primeiro show de Bob Dylan há 58 anos? [FLASHBACK]

Langhorne aprendeu a tocar violino durante a infância e, mais tarde, sofreu um acidente com fogos de artifício, o qual o deixou apenas as pontas dos dedos da mão direita. Apesar da tragédia, o músico aprendeu a tocar guitarra.

Langhorne desenvolveu a própria técnica e se destacou com um dedilhado único. O artista gravou com Dylan pela primeira vez em 1962 e participou dos primeiros discos do astro do rock.

+++ LEIA MAIS: Qual música de Bob Dylan daria um filme, segundo o músico?

Então, o músico se tornou uma inspiração para Dylan após ser visto com um grande tambor turco. “Bruce tocava guitarra comigo nos primeiros discos. Ele tinha um pandeiro gigante [...] do tamanho de uma roda de carroça. Ele estava tocando e essa visão dele tocando esse pandeiro ficou gravada em minha mente."

Em 2011, Langhorne lançou um disco solo chamado Tambourine Mane, seis anos mais tarde, morreu aos 78 anos em consequência da falência dos rins.

+++LEIA MAIS: Bob Dylan fala sobre processo multimilionário de Claudia Levy, viúva de antigo colaborador: 'Oportunista'


+++ SUPLA | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL