Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Homenagem de fãs de Breaking Bad gera protestos em Albuquerque

A série continua dando o que falar na cidade mesmo depois de chegar ao fim

Rolling Stone EUA Publicado em 26/10/2013, às 19h09 - Atualizado às 19h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Galeria – Melhores Mortes de Breaking Bad - capa - Divulgação
Galeria – Melhores Mortes de Breaking Bad - capa - Divulgação

Atenção: o texto abaixo pode conter spoilers

Uma lápide verdadeira do personagem Walter White, de Breaking Bad, será removida do cemitério de Albuquerque onde foi colocada por conta dos protestos dos familiares cujos parentes estão enterrados próximos, de acordo com o site da revista The Hollywood Reporter. Os protestos, incluindo uma petição online, surgiram quando um restaurante local promoveu um funeral falso para o personagem como uma forma de arrecadava fundos para os sem-teto. Em resposta às reclamações, os oficiais do cemitério Sunset Memorial Park se ofereceram para mudar a lápide de lugar, tendo em vista que ela pode ser tornar uma atração turística.

Agora, para respeitar o pedido das famílias, a lápide e túmulos reais do traficante de drogas fictício vai ser transferido para uma área própria no Village Shops, em Los Ranchos, onde fica o restaurante que organizou o funeral, Vernon’s Steakhouse, assim os fãs podem prestar homenagens.

Alguns habitantes de Albuquerque ficaram ofendidos com a ação. Um homem, Manuel Montano, cujo filho de seis anos está enterrado no Sunset Memorial Park, viu fãs em cima de um túmulo de uma criança que morreu aos 3 anos, segundo o canal de TV de Albuquerque KROE. Ele começou a petição, que conseguiu mais de mil assinaturas. Montano e outras famílias disseram que os organizadores do evento pediram desculpa a eles.

“Nunca foi nossa intenção desrespeitar aqueles que estão enterrados no Sunset Memorial Park ou causar dor às suas famílias”, disse Michael Baird, dono da Vernon’s Steakhouse. “Nós criamos o Walter White Funeral and Final Amends como uma tentativa de criar um impacto positivo e ajudar aqueles que são afetados negativamente pelos terríveis efeitos do vício em drogas e da falta de abrigo. Nós pedimos desculpa a qualquer um que tenha se ofendido, e queremos garantir que o foco permaneça no trabalho incrível realizado pela Albuquerque HealthCare for the Homeless em nossa comunidade.”

O funeral arrecadou US$ 17 mil (aproximadamente R$34mil). Estima-se que 200 pessoas compareceram, das quais muitas participaram de uma procissão de 80 carros que seguiram o caixão e o clássico trailer de White pelas ruas de Albuquerque, causando um atraso de 10 minutos no trânsito.

Os organizadores do evento estão tentando arrecadar mais dinheiro, de acordo com KRQE, vendendo duas SUVs utilizadas no episódio final, assim como a pintura de White feita pelo artista Gabriel Ballentine, do Novo México. Eles também disseram que a intenção por trás do memorial, junto ao cemitério, era homenagear os sem-teto que perderam suas vidas.