Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Homenagem morna

Banda Black Rio abriu turnê com músicas de Tim Maia neste sábado

Por Artur Tavares Publicado em 11/05/2008, às 15h34 - Atualizado em 12/05/2008, às 18h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os metais da Black Rio roubaram a cena na apresentação - Lucas Lima
Os metais da Black Rio roubaram a cena na apresentação - Lucas Lima

A banda Black Rio iniciou neste sábado, 10, sua temporada na casa paulistana Aldeia Turiassú, onde ainda toca no dia 24 de maio. Em um show pouco mais do que morno, tocou sucessos de toda a carreira de Tim Maia, mas agradou mais durante as canções da fase Racional, já revisitada por um dos projetos musicais do coletivo Instituto.

O início do show, marcado para a 1h, atrasou, e só uma hora depois a Black Rio entrou no palco. O público não se importou com a espera, mas estava visivelmente incomodado com o altíssimo volume das caixas de som da casa, que acabaram abafando os vocais do grupo.

A banda ainda tocou algumas composições próprias no começo da apresentação, mas começou a empolgar só com "Acendo o Farol". A partir daí, a cena foi roubada pelo trio de metais do grupo, muito superior aos outros instrumentistas que se apresentavam. O público dançava indiferente, sem se importar se ali estava a Black Rio ou qualquer banda que tocasse músicas de Tim Maia.

Durante algumas canções, os músicos pediam que a platéia batesse palmas, e até que saísse do chão. Ambos os pedidos foram atendidos apenas por uma pequena parcela do público, que estava mais perto do baixo palco que aproximava a banda dos espectadores.

As mais de 300 pessoas que estavam na casa cantaram as rápidas versões de "Sossego" e "Você e Eu, Eu e Você". As caixas de som começaram a apresentar uma incômoda microfonia, que logo foi resolvida.

"Imunização Racional", "Rational Culture" e "Guiné Bissau, Moçambique e Angola" animaram ainda mais as pessoas que estavam mais perto da banda. A casa já estava mais vazia. Passava das 3h.

Ainda tocaram "Que Beleza" antes de deixar a fase Racional de lado para tocar a balada "Primavera", acompanhada em coro uníssono da platéia. Outras músicas muito lembradas de Tim, como "Não Quero Dinheiro", "Você" e "Gostava Tanto de Você" anunciavam o fim da apresentação, sem as participações especiais de Tony Tornado, Paula Lima ou Mano Brown, que apareceram no show da Black Rio no HSBC Brasil, em abril.

Na saída, um policial militar ostentava orgulhoso um enorme facão de cortar cana de açucar que havia acabado de apreender durante uma briga na porta da casa. A situação arrancou risadas e um pouco de medo das pessoas que saíam do show.

Black Rio - 24/05

Aldeia Turiassú - Rua Turiassú, 928, São Paulo. Informações: (11) 3065-3055

R$ 35 ou R$ 25 com nome na lista (email para bandablackrio@gmail.com)