Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) impressiona pela atuação de Michael Keaton

Com direção de Alejandro Gonzáles Iñárritu, filme é dos fortes concorrentes ao prêmio Oscar em 2015

Paulo Cavalcanti Publicado em 29/01/2015, às 18h52 - Atualizado às 19h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme <i>Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)</i> - Divulgação
Cena do filme <i>Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)</i> - Divulgação

Chega aos cinemas nesta quinta, 29, o longa-metragem Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância). O filme dirigido por Alejandro Gonzáles Iñárritu é dos fortes concorrentes ao prêmio Oscar em 2015 – são nove indicações, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Michael Keaton), Melhor Ator Coadjuvante (Edward Norton) e Melhor Atriz Coadjuvante (Emma Stone).

Michael Keaton vive ator que tenta se reencontrar após interpretar um super-herói no filme Birdman.

Birdman é uma comédia de humor negro que mistura realidade e fantasia. Nem sempre é possível saber se o que está acontecendo é algo real ou se são apenas conjecturas criadas pela mente perturbada do personagem Riggan Thomson, interpretado por Michael Keaton. Thomson é um ex-astro de Hollywood que ficou milionário na década de 1990 ao interpretar o herói Birdman em uma franquia de filmes de ação de muito sucesso.

Cansado das demandas comerciais do alter ego, Thomsom se recusa a fazer mais filmes da série e aí começa o declínio artístico e financeiro dele. Agora, ele quer se reinventar na Broadway dirigindo e interpretando uma peça existencial baseada na obra do escritor Raymond Carver. Mas os ensaios são uma dor de cabeça do começo ao fim.

Galeria: os dez piores filmes de super-heróis da última década.

O ator principal da peça sofre um acidente no teatro e para substituí-lo Thomson recrutar Mike (Edward Norton), um artista talentoso, mas temperamental que acredita precisar “sentir” o personagem o tempo inteiro. Com isso, ele enlouquece todo mundo. Em meio à carga negativa trazida por Mike, Thomsom tem que lidar com Laura (Andrea Riseborough), a sua atual namorada que pode ou não estar grávida e com Leslie (Naomi Watts), uma atriz de cinema que demonstra a insegurança em finalmente estrear na Broadway.

Jake (Zach Galifianakis), melhor amigo de Thomsom e também produtor da peça, tenta jogar panos quentes e controlar o caos generalizado. No meio disto está Sam (Emma Stone), filha de Thomson, uma garota rebelde e niilista que acabou de sair de uma clínica de reabilitação e que serve como assistente de produção.

Michael J. Fox preparou uma das voltas mais notáveis de todos os tempos no show business – mas nunca sinta pena dele.

Para Thomson, não resta nada a não ser refletir sobre a confusão que a vida e a carreira dele se tornou. Enquanto isto tudo acontece, ele é “visitado” pelo Birdmam, que reforça a ideia de que Thomsom tem que deixar esta bobagem de Broadway de lado e voltar aos dias de glória quando era um super-herói invencível que voava pelo céu de Nova York e derrotava monstros gigantes.

Birdman é um filme experimental que procura satirizar o mundo do teatro e a relação entre Hollywood e a Broadway, além de ironizar a presente obsessão das pessoas pelas mídias sociais. Através de intrincadas trucagens, o longa dá a impressão de ter sido filmado em plano contínuo, sem nenhum corte ou edição. O filme não é para todo mundo, e algumas ideais não dão certo, mas vale principalmente pelos atores, pelo visual delirante e pelo roteiro afiado. Keaton, em particular, está muito bem - de certa, ao encarnar Birdman, ele parodia e presta uma homenagem aos tempos em que vestia a capa e máscara do Batman.

Assista ao trailer: