Celebration Day, do Led Zeppelin, será transmitido no Brasil

Show histórico do Queen em Budapeste de 1986 também entrará em cartaz

Redação Publicado em 21/10/2012, às 13h56

Led Zeppelin
Reprodução

Boa notícia para os fãs de rock and roll. Duas exibições históricas, de bandas lendárias, chegarão aos cinemas do país. O Led Zeppelin e o Queen, respectivamente, invadirão quinze salas entre outubro e novembro.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Conhecida como Celebration Day, a última performance da história do Zeppelin, de 10 de dezembro de 2007, terá estreia mundial no dia 17 de outubro. Por aqui, a apresentação será exibida no dia 30 deste mês, às 21h, e em 3 de novembro, às 22h.

A apresentação na O2 Arena, em Londres, foi a última vez em que Robert Plant (voz), Jimmy Page (guitarra) e John Paul Jones (baixo) subiram ao palco, causando um furor entre fãs do mundo todo. No show de homenagem ao falecido executivo e fundador da gravadora Atlantic Records Ahmet Ertegun, o eterno baterista do grupo, John Bonham, foi representado pelo seu filho Jason nas baquetas.

Já o Queen chega às telonas com Hungarian Rhapsody: Queen Live In Budapest ‘86, um registro do show de Freddie Mercury (voz e piano), Brian May (guitarra), John Deacon (baixo) e Roger Tayor (bateria) em território húngaro. Foi a primeira e última vez que a banda pisou em solo então dominado pelos soviéticos.

A apresentação fez parte de uma das 26 datas da turnê The Magic, a última do grupo com a formação original – no ano seguinte, Mercury foi diagnosticado como portador do vírus HIV. Hungarian Rhapsody estreou nos cinemas do resto do mundo em setembro e, no Brasil, será transmitido no dia 6 de novembro, às 21h, e 10, à 0h.

Os filmes serão exibidos pela rede UCI no Rio de Janeiro, Curitiba (em duas salas), Fortaleza, Ribeirão Preto (SP), Recife (PE), São Paulo (três salas), Juiz de Fora (MG), Piedade (RJ) e Salvador (BA).