Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Ícone do rock, David Bowie escrevia as próprias canções?

Conhecido pelas composições emocionantes, o artista foi responsável por criar os hits que marcaram uma geração?

Redação Publicado em 09/04/2020, às 17h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Bowie como Ziggy Stardust (Foto: Reprodução)
David Bowie como Ziggy Stardust (Foto: Reprodução)

David Bowie é uma lenda para o rock e conhecido pelas composições únicas e emocionantes - mas ele que escreveu as próprias músicas? Os fãs mais ávidos do Camaleão do Rock vão ficar felizes com a resposta: na maioria das vezes, Bowie foi responsável pelas composições. 

O artista, no entanto, já fez um disco de covers chamado de Pin-Ups, que incluiu um grande repertório de músicas que ele não escreveu. No registo, é possível encontrar músicas do The Who, Bruce Springsteen e entre outros. 

+++ LEIA MAIS: Dieta de David Bowie nos anos 1970 consistia em pimenta, leite e cocaína

Além disso, Bowie tinha o hábito de cantar músicas dos Rolling Stones, Iggy Pop e Pixies nos próprios discos. No entanto, a maioria foi escrita por ele mesmo ou em colaboração com outras pessoas - e esse processo sempre foi muito particular. 

Em uma entrevista à revista Classic Rock em 2014, o músico chegou a dizer que o local onde ele escolhe para escrever costuma ser um fator importante nas composições. "Os discos geralmente refletem o local onde foram escritos e gravados". 

+++ LEIA MAIS: Life on Mars: série policial inspirada em clássico de David Bowie voltará 13 anos depois

"Onde quer que eu escreva, esse lugar tende a se tornar algo familiar no som, seja na atmosfera ou na própria música". O músico ainda usou Heathen, de 2002, como exemplo, que foi escrito nas montanhas de Woodstock. 

"Você consegue absorver a sensação daquele lugar magnífico e tranquilo". Ainda refletindo sobre o processo de escrita, ele acrescentou: "É absolutamente essencial que eu fique surpreso com animado com aquilo que estou fazendo, mesmo que eu guarde apenas para mim". 


+++ DISCOGRAFIA DO THE STROKES: OS ALTOS E BAIXOS DOS ARRUACEIROS DE NOVA YORK