Identificar Covid-19 pela voz? Veja o estudo que cientistas brasileiros estão investindo

Entenda como você pode ajudar na pesquisa

Redação Publicado em 03/08/2020, às 15h48

None
Coronavírus (Foto: CC0/TMaxImumge)

Identificar covid-19 pela voz? Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) seguem trabalhando para as pessoas poderem se adaptar ao novo normal da melhor maneira possível. Dessa vez, um estudo pode ajudar a criar um sistema com Inteligência Artificial (IA) para identificar se um paciente tem problemas respiratórios a partir de uma análise de voz, via UOL.

+++LEIA MAIS: Ministério da Saúde gastou somente 30% do necessário para conter pandemia de coronavírus

O SPIRA (Sistema de Detecção Precoce de Insuficiência Respiratória por meio de Análise de Áudio), caso eficaz, vai ajudar na triagem das pessoas com coronavírus. O sistema identifica padrões na voz e com ele, a urgência do auxílio de um médico será notificada. A ferramenta poderá ser usada em aplicativos e websites.

"No consultório, isso é algo que a gente já faz, observando se o paciente está com falta de ar, se tem dificuldades para falar ou alguma alteração da voz", afirmou a professora Anna Sara Levin Shafferman, corresponsável pela área médica da pesquisa, via UOL

+++LEIA MAIS: Bolsonaro ainda sente fraqueza e tem ‘um pouco de infecção’ após se recuperar de covid-19

De acordo com a professora, esses são alguns dos principais sinais do comprometimento do sistema respiratório. Shafferman também contou que a ferramenta de inteligência artificial auxilia os médicos a identificar a doença no paciente, portanto, agiliza o processo. 


Você pode ajudar

Para o banco de dados da ferramenta, já foram coletadas informações de mais de 5.300 pacientes do Hospital das Clínicas em São Paulo. Também é possível ajudar neste processo a partir de um formulário que coletar voz de pessoas saudáveis. 

+++ LEIA MAIS: Governo de São Paulo anuncia data de início dos testes de vacina contra o coronavírus

O formulário está disponível na página do SPIRA. Todas as informações coletadas são anônimas. De acordo com os pesquisadores, via UOL, só há uma recomendação: um horário tranquilo e ambiente silencioso para a gravação. 


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS