Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Game of Thrones e Breaking Bad foram os programas mais baixados ilegalmente em 2013

O episódio final da série da HBO teve 5,9 milhões de downloads, informa o TorrentFreak

Redação Publicado em 27/12/2013, às 11h20 - Atualizado às 14h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jack Gleeson - Joffrey - Game of Thrones - Divulgação
Jack Gleeson - Joffrey - Game of Thrones - Divulgação

Game of Thrones, Breaking Bad e The Walking Dead foram os três programas mais baixados ilegalmente em 2013, de acordo com o TorrentFreak. É o segundo ano seguido que Game of Thrones fica em primeiro lugar. O episódio final da temporada foi baixado 5,9 milhões de vezes via torrent. Breaking Bad ficou em segundo lugar, com 4,2 milhões de downloads (em um único episódio), e The Walking Dead ficou em terceiro lugar, com 3,6 milhões downloads.

Galeria: relembre momentos decisivos de Breaking Bad.

Em agosto, Jeff Bewkes, CEO da Time Warner - companhia mãe da HBO - enalteceu o sucesso boca a boca da série baseada nos livros de George R. R. Martin, e até falou de maneira positiva da pirataria. "A nossa experiência é que leva a mais assinaturas da HBO", ele disse ao Adweek. "O fato de Game of Thrones ser o programa mais baixado é melhor que um Emmy".

Galeria: as lições do final de Breaking Bad

Ja Gale Anne Hurd, produtor executivo de The Walking Dead, refuta a opinião de que a pirataria pode ser positiva. "Existe um pensamento errôneo de que a pirataria é boa de alguma maneira, que quem assiste vai desenvolver o hábito de pagar por isso", afirmou à Variety. "Eu não tenho certeza de que eles entendem que as pessoas que fazem os downloads não irão escolher maneiras legais de assistir no futuro."

De acordo com o TorrentFreak, no geral, as pessoas baixam mais os programas na primeira semana depois de o episódio ir ao ar. A fonte cita a exclusividade da HBO como a principal razão para as pessoas fazerem os downloads. No ano passado, a Associated Press informou que a HBO e o Showtime têm sido resistentes em licenciar suas séries para serviços como Netflix por medo de perder assinantes para esses canais.