Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Iggy Pop dará palestra sobre a indústria da música com transmissão de rádio inglesa

A palestra do padrinho do punk será realizada no dia 13 outubro

Redação Publicado em 22/09/2014, às 12h22 - Atualizado às 13h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Iggy Pop lançou com a banda The Stooges o disco <i>Ready To Die</i>, em 2013 - Dan Hallman/AP
Iggy Pop lançou com a banda The Stooges o disco <i>Ready To Die</i>, em 2013 - Dan Hallman/AP

Iggy Pop foi escolhido para participar do John Peel Lecture deste ano, como anunciou o site BBC News. A palestra do padrinho do punk terá, como temática, a gratuidade da música em uma sociedade capitalista. A aula será realizada no dia 13 de outubro, com transmissão da rádio 6Music - e vai ao ar pela emissora britânica BBC Four, seis dias depois.

Leia nossa matéria de capa com Iggy Pop.

A John Peel Lecture é um evento anual no qual figuras notáveis da indústria fonográfica discutem temas atuais. Iniciado em 2011, com Pete Townshend, do The Who, a palestra também já contou com Billy Bragg e Charlotte Church.

O evento foi criada em homenagem ao apresentador da BBC Radio 1 que morreu em 2004. Peel foi conhecido por ter sido o primeiro a tocar The Stooges, em agosto de 1969 – a música em questão era “Little Doll”. “Tenho a impressão de que John faria o trabalho de graça, caso ele se sentisse bem o fazendo. Então isso nós temos em comum”, disse Iggy sobre o homenageado apresentador britânico.

Iggy and the Stooges encaram um futuro incerto com disco de regravações sem o vocalista.

“Circunstâncias esquisitas criam espelhos para que nós consigamos nos encontrar”, continuou o padrinho do punk. “Eu nunca dei uma palestra na minha vida, mas neste dia vou tentar discutir o assunto da música de graça em uma sociedade capitalista. É uma discussão que nunca tem fim.”

Análise: disco Raw Power, do Iggy Pop & The Stooges, completa 40 anos.

Recentemente, o U2 surpreendeu o mundo ao lançar o novo disco deles de forma gratuita, através do iTunes, em uma ação conjunta com a Apple. O álbum chegou a 500 milhões de pessoas, mas a estratégia gerou opiniões diversas.