Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Igreja da Cientologia pede arbitragem religiosa em caso de Danny Masterson

O astro de The 70s Show, Danny Masterson foi acusado de abuso sexual por três vítimas

Redação Publicado em 22/07/2022, às 18h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Danny Masterson.(Foto:GettyImage)
Danny Masterson.(Foto:GettyImage)

A Igreja da Cientologia pediu a Suprema Corte dos Estados Unidos que aplique um acordo de arbitragem religiosa no caso de acusação contra Danny Masterson. O recurso utilizado é quando uma o processo recebe o julgamento com base na religião, isso porque ambas as partes faziam parte da Cientologia. 

Segundo divulgado pela Variety, a arbitragem impediria que as vítimas processem a Igreja por supostamente persegui-las e assediá-las quando fizeram a denúncia. O caso ocorreu em 2017, quando três mulheres denunciaram Danny Masterson, astro da série The 70s Show,de abuso sexual no início dos anos 2000, após a acusação, as vítimas passaram por tentativa de silenciamento por parte da igreja a qual faziam parte.

+++LEIA MAIS: Pessoas estão ouvindo mais músicas antigas do que novas, diz estudo

Segundo o site da revista LAMag, os representantes legais das três vítimas relataram que as acusações só foram feitas 10 anos após os crimes de Masterson por uma norma interna da seita que proíbe membros da igreja de denunciarem às autoridades seus colegas de fé.

A Suprema Corte impediu que o caso fosse julgado em arbitragem religiosa e a igreja pediu ao tribunal que reconsiderasse a decisão, em sua petição argumentou que a decisão representa uma ameaça ao recurso, envolvendo qualquer igreja.

+++LEIA MAIS: Pacto Brutal: Por que o documentário não ouviu o assassino de Daniella Perez?


Julgamento

Em maio de 2021, o Tribunal decidiu que Danny Masterson seria julgado por três acusações de estupro. Ao todo, foram três dias de depoimentos e relatos em uma fase preliminar para decidir se os processos deveriam seguir adiante.

Se for condenado pelos três casos, Masterson pode pegar até 45 anos de prisão. O ator disse que não é culpado em nenhum dos casos e seus advogados disseram que irão provar sua inocência na justiça.

Vale destacar que a Igreja da Cientologia, que tem como um de seus principais ícones o também ator Tom Cruise, promove “proteção” aos seus fiéis, já que o grupo não gostaria de ter seu nome envolvido em escândalos e tem forte influência em Hollywood.